COMUNICAÇÃO

CORONAVÍRUS – Defensoria solicita à Embasa verificação do abastecimento de água em Mulungu do Morro

16/06/2020 17:22 | Por Tunísia Cores - DRT/BA 5496 | Foto: Cidades do Meu Brasil

Instituição também solicitou a disponibilização de caminhões pipa para os moradores

A irregularidade do fornecimento de água e esgoto em Mulungu do Morro, ligado à Comarca de Morro do Chapéu, foi objeto de ofício encaminhado pela Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA à Embasa no último da 10 de junho. No documento, a Instituição também solicitou informações sobre as medidas adotadas para sanar o problema, bem como a disponibilização de caminhões pipa, se necessário, para fornecer água aos moradores.

A Defensoria baiana observou a quantidade de ações ajuizadas por consumidores residentes no município, as quais tratavam da má prestação do serviço. Coordenadora da Especializada Cível da DPE/BA, a defensora pública Ariana de Sousa explica o caso.

“Chegou ao nosso conhecimento a falta de fornecimento de água na cidade de Mulungu do Morro devido as recorrentes denúncias dos consumidores e mesmo não tendo Defensoria Pública instalada na comarca, estamos atuando em todo o território do Estado, através de envio de ofício à Embasa e resolvendo a problemática extrajudicialmente”, esclareceu.

No ofício, foi explicitado que em 15 de abril o município teve o abastecimento de água suspenso em razão de problemas técnicos (vazamentos) decorrentes da instalação de tubulação inapropriada para pressão da água na região. Os habitantes teriam ficado cerca de um mês com a prestação do serviço deficitária e, até o momento, parte da população ainda tem problemas no recebimento da água.

Ariana de Sousa explica ainda como os baianos podem buscar o apoio da Defensoria caso estejam com problemas no abastecimento de água, em qualquer território do estado. “Aquele cidadão que está sem água na sua residência, poderá preencher o formulário disponível no site da Defensoria e fazer sua denúncia”, finalizou. O formulário pode ser acessado em www.defensoria.ba.def.br.