COMUNICAÇÃO

CORONAVÍRUS – Defensoria recomenda Emasa a não interromper fornecimento de água em Itabuna

02/04/2020 17:25 | Por Júlio Reis DRT/BA - 3352

Documento a Emasa destaca que água é fundamental as medidas preventivas a Covid-19 e que neste período deve haver redução da renda dos trabalhadores autônomos

De modo a assegurar medidas preventivas de higiene de toda a população de Itabuna no combate à transmissão do novo Coronavírus, a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA enviou carta recomendatória à Empresa Municipal de Água e Saneamento – Emasa para que o abastecimento de água não seja interrompido em caso de inadimplemento dos consumidores, neste período, no município.

A Defensoria solicita ainda que a empresa não aumente, sem justa causa, o preço dos serviços essenciais que presta.  O documento, encaminhado na terça-feira, 31, ressalta que em âmbito estadual, já há Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre a Defensoria baiana e a Embasa, para suspensão do corte do serviço de abastecimento de água por falta de pagamento, enquanto perdurar o estado de pandemia.

A solicitação destaca também que é direito do usuário de serviços públicos a adoção por parte dos prestadores de serviços de medidas visando à proteção de sua saúde e segurança. Aponta que a higiene das mãos, com água e sabão, é uma das principais medidas preventivas de contágio e transmissão. Por fim, as defensoras públicas Aline Brito e Elen Sallaberry, que assinam a carta recomendatória, ponderam que poderá haver redução na renda de pessoas autônomas durante o período de isolamento social.