COMUNICAÇÃO

CORONAVÍRUS – Dados sobre incidência da Covid-19 na população negra são solicitados pela Defensoria

17/04/2020 18:09 | Por Lucas Cunha - DRT/BA 2944

Critérios para detalhamentos de informações foram pedidos às Secretarias de Saúde do Estado e de Salvador

O coronavírus não escolhe raça nem faixa financeira, mas seus riscos à saúde podem ter maior impacto nas comunidades onde há maior desigualdade social para enfrentar a pandemia. Por isso, a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA solicitou à secretária de saúde do estado e da prefeitura de Salvador informações sobre os dados de incidência da Covid-19 na população negra baiana, além de recomendar novos critérios para a divulgação destas informações.

A recomendação, feita por meio da Especializada de Direitos Humanos, pede que os órgãos de saúde divulguem dados oficiais relativos a casos suspeitos, confirmados e curados de infecção pela Covid-19, além das mortes confirmadas e suspeitas, levando em consideração critérios de raça, gênero, faixa etária, deficiência e, quando for o caso, indicando o pertencimento da vítima à comunidade quilombola ou tradicional, ou ainda, quando se tratar da população indígena.

Apesar de não terem sido divulgados ainda dados sobre o impacto do coronavírus na Bahia com estas especificações, segundo informações recentes do Ministério da Saúde pretos e pardos representam quase 1 em cada 4 dos brasileiros hospitalizados com Síndrome Respiratória Aguda Grave (23,1%), mas chegam a 1 em cada 3 entre os mortos por Covid-19 (32,8%).

Além disso, desde 2017 o Brasil conta com a portaria nº 344 do Ministério da Saúde a qual determina que informações sobre raça e cor devem estar em todos instrumentos de coletas de dados utilizados pelos serviços públicos e nas pesquisas do Sistema Único de Saúde (SUS).