COMUNICAÇÃO

Consultor do Prêmio Innovare visita Defensoria da Bahia e incentiva inscrições de práticas

20/04/2022 17:35 | Por Ingrid Carmo DRT/BA 2499

O prazo termina na próxima sexta-feira, dia 22, e o Prêmio dissemina boas práticas que inovem e transformem o Sistema de Justiça de todo o país

Faltam 2 dias! De olho no prazo de encerramento das inscrições para a 19ª edição do Prêmio Innovare, a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA recebeu na tarde desta quarta-feira, 20, um convite especial: o consultor do Prêmio na Bahia, advogado Bruno Magalhães Costa, visitou a sede administrativa da Instituição e, durante reunião com o defensor público geral, Rafson Saraiva Ximenes, entregou o ofício emitido pelo Instituto Innovare e que incentiva as inscrições de práticas desenvolvidas pela Defensoria da Bahia e que podem servir de referência para todo o país.

“Das 313 práticas inscritas pelas Instituições do Sistema de Justiça da Bahia desde a primeira edição do Innovare, em 2004, a Defensoria Pública tem papel de destaque e foi a primeira premiada em todo o Estado. Vocês fazem a diferença na vida das pessoas e as práticas desenvolvidas aqui comprovam isso. Está dado o start e esperamos vocês nesta edição 2022”, convidou o consultor Bruno Magalhães Costa, durante a entrega do ofício.

Anunciando que estava, justamente, reunindo as informações para inscrever uma prática e adiantando que vem mais por aí, o defensor-geral garantiu que, por mais um ano consecutivo, a Bahia deixará seu nome marcado na história do Innovare. “Já estamos nos preparando. Pode ter certeza que, este ano, a Defensoria da Bahia vai ganhar”, garantiu Rafson Ximenes, enquanto preenchia as perguntas do formulário de inscrição.

Etapas do Prêmio

Com inscrições abertas até à próxima sexta-feira, 22 de abril, o Prêmio Innovare chega à 19ª edição e, desde que foi criado em 2004, tem a proposta de identificar, premiar e disseminar boas práticas que inovem e transformem o Sistema de Justiça de todo o país.

Ao todo, o Prêmio é dividido em sete categorias – Tribunal, CNJ/Inovação e acesso à Justiça, Juiz, Ministério Público, Defensoria Pública, Advocacia e Justiça e Cidadania – com tema livre e tem, também, a Premiação Destaque 2022, que este ano premiará a iniciativa que esteja mais próxima do tema Educação e Cultura: o futuro do país. “Temos iniciativas que abordam este tema e são fortes candidatas”, adiantou o defensor-geral Rafson Ximenes, que participou da reunião com o defensor-assessor do Gabinete, Marcelo dos Santos Rodrigues.

De acordo com as etapas previstas, após o encerramento das inscrições, as práticas serão verificadas durante as visitas feitas pelos consultores de cada Estado e, em seguida, o relatório de cada visita feita será enviado à Comissão Julgadora, que fará uma reunião para a escolha dos vencedores. O resultado final será anunciado em dezembro, durante cerimônia que será realizada em Brasília. Todas as práticas inscritas nestes 19 anos de Innovare são incluídas no Banco de Práticas disponível no site do Prêmio: clique aqui e veja todas as práticas inscritas pela Defensoria da Bahia desde o começo.