COMUNICAÇÃO

CMO da DPE/BA apresenta projeto de novo fluxo de integração entre o Sigad e o PJe

25/09/2019 20:00 | Por Lucas Cunha - DRT/BA 2944

Novo sistema irá agilizar o trabalho de defensores e servidores da Defensoria

A Coordenação de Modernização e Informática (CMO) da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA apresentou nesta terça-feira, 24, à Administração Superior o projeto do novo fluxo de integração entre o Sistema Integrado de Gestão de Atendimento – Sigad da Defensoria e o Processo Judicial Eletrônico (PJe) do Tribunal de Justiça da Bahia – TJ-BA. O processo será realizado por meio do Painel do Defensor, ferramenta que se encontra dentro da plataforma do Sigad.

“O processo eletrônico é algo que veio para ficar. Temos que nos adaptar e aproveitar melhor as vantagens que isso traz. Assim, a CMO da Defensoria está fazendo um trabalho muito dedicado e, em breve, poderemos apresentar esses resultados. É uma medida que vai se reverter em maior produtividade e melhoria das condições de trabalho”, diz o defensor público geral da DPE/BA, Rafson Ximenes.

O encontro desta segunda serviu para a equipe do CMO mostrar as funcionalidades do novo sistema, além de também servir para os defensores públicos apresentarem propostas de melhoria, especialmente nas funcionalidades para a entrada de informações.

“Esse teste com o usuário final é fundamental, são eles que têm a vivência, que vão trabalhar no dia a dia com a ferramenta. Fizemos alguns alinhamentos para traçar os próximos passos e algumas correções. Vamos testar algumas finalidades com mais pessoas, para poder colocar a ferramenta em funcionamento”, afirma o coordenador da CMO, Thales Almeida.

Entre as melhorias previstas na integração entre o Sigad e o PJe estão o funcionamento da consulta processual por meio do próprio Sigad, sem a necessidade de acessar o sistema do Tribunal de Justiça. Assim, os dados ficarão também armazenados no sistema da Defensoria. Outra inovação será a possibilidade de trabalhar no sistema de forma off-line, mesmo que o PJe esteja fora do ar ou com alguma instabilidade, algo que acaba sendo recorrente, de acordo com Thales.

Além do defensor geral e do coordenador da CMO, também estiveram presentes no encontro o subdefensor público geral Pedro Casali, o defensor Marcelo Rodrigues, as defensoras Cynara Fernandes e Analeide Accioly, os assessores especiais do Gabinete, além dos analistas de sistema Daniele Tavares e Lucas Pereira, e o assessor de relações institucionais da Defensoria, Álvaro Gomes.