COMUNICAÇÃO

Candidatos(as) compartilham expectativas para a segunda etapa do VIII concurso de defensoras e defensores públicos

02/10/2021 20:11 | Por Tunísia Cores - DRT/BA 5496

Primeiro dia de provas da segunda etapa registra nove ausências entre os candidatos à carreira

Ansiedade, preparação e esperança foram algumas das palavras que melhor representaram o misto de sentimentos dos candidatos e candidatas que compareceram ao Centro Universitário Estácio da Bahia, em Salvador, para o primeiro dia de provas subjetivas que compõem a segunda etapa do VIII Concurso para Defensoras e Defensores Públicos do Estado da Bahia. Neste sábado, 2, os portões foram abertos às 13h. Muito antes, porém, os candidatos e candidatas já se encontravam no local de prova realizando as últimas revisões, na expectativa para vencer mais uma etapa.

Entre as aprovadas para as provas discursivas, Rayanne Bezerra, 26 anos, veio da Paraíba para a Bahia dar mais um passo em busca da realização do sonho de ser defensora pública. “É a Instituição que mais se aproxima do que eu penso sobre o Direito: um Direito que dá voz e vez às pessoas que ainda são muito excluídas, marginalizadas na nossa sociedade. Lutar pela defesa dessas pessoas é o que me motiva, me dá ânimo para estudar para Defensoria e eu vou lutar para conseguir a aprovação”, afirmou.

Candidata Nayara Brasil faz as últimas revisões para a prova subjetiva | Foto: Tunísia Cores – Ascom DPE/BA

O sentimento também foi compartilhado por Igor Batista, 36 anos, ex-estagiário da Defensoria Pública que destacou a importância da experiência para a sua formação. “Muito mais do que um cargo ou um salário, ser defensor público é um sonho. Tenho muita afinidade com essa carreira por tratar da população hipossuficiente em um país marcado por desigualdades sociais, como é o Brasil”.

Há seis anos estudando e alimentando o sonho de ingressar na carreira, a pernambucana Nayara Brasil, 31 anos, trouxe como um dos destaques da preparação a bibliografia escolhida pela comissão organizadora do concurso. Para ela, estudar Filosofia e Sociologia foi um diferencial, assim como a possibilidade de se debruçar sobre os livros de Rubens Casara (Estado Pós-democrático: neo-obscurantismo e gestão dos indesejáveis) e Lélia Gonzalez (Por um feminismo afro-latino-americano: ensaios, intervenções e diálogos), entre outros autores.

“Muitas obras eu não conhecia e elas expandiram a minha mente. Estou acostumada a estudar para concurso da Defensoria, não havia me deparado com essas bibliografias e achei muito pertinente. Estudei muito e espero conseguir [a aprovação], pois fiquei admirada com a Defensoria da Bahia”, explicou.

 

Vistorias e aplicação das provas

O primeiro dia de provas da segunda etapa registrou 371 presenças (97,6%) e nove ausências (2,4%), totalizando 380 convocações. Os candidatos que compareceram para a realização das provas foram recepcionados em suas salas por cerca de 30 defensoras e defensores públicos, que realizaram a vistoria dos materiais de consulta e autorizaram sua utilização. Defensor-geral e um dos integrantes da comissão organizadora do VIII Concurso para Defensoras e Defensores Públicos, Rafson Ximenes acompanhou a realização das vistorias e recepção dos candidatos.

Defensora pública Analeide Leite realiza a vistoria em materiais de consulta dos candidatos | Foto: Tunísia Cores - Ascom DPE/BA

Defensora pública Analeide Leite realiza a vistoria em materiais de consulta dos candidatos | Foto: Tunísia Cores – Ascom DPE/BA

“Esse primeiro dia foi bastante tranquilo. Estamos fazendo o máximo possível para os candidatos terem toda calma necessária para a prova e demostrarem o conhecimento que têm. Estamos muito confiantes de que esse concurso vai selecionar excelentes profissionais”, afirmou.

Não apenas os candidatos se prepararam para a realização da prova, mas também as defensoras e os defensores públicos que realizaram as vistorias. Conforme explicou a subdefensora-geral, Firmiane Venâncio, na sexta sexta-feira, 1º de outubro, foi realizado um treinamento com a equipe da DPE/BA que acompanharia a aplicação das avaliações para ler o edital e sanar eventuais dúvidas junto à banca realizadora do certame, a Fundação Carlos Chagas – FCC.

“Nós fazemos um levantamento de todos os materiais aceitos, todas as situações que podem acontecer durante a realização do concurso. Mas também conversamos com os vistoriadores para que transmitam tranquilidade e acolham os candidatos, pois sabemos que esse momento de prova é muito tenso”, explicou a subdefensora-geral, Firmiane Venâncio.

Cronograma

De acordo com o cronograma de atividades disposto no edital, o resultado da prova discursiva de caráter específica será divulgado no dia 08 de novembro. Os recursos poderão ser aplicados nos dias 9 e 10 do respectivo mês.  No dia 20 de dezembro será divulgado o resultado após a interposição de recursos. As etapas seguintes incluem ainda a prova de títulos e a aplicação da prova oral.