COMUNICAÇÃO

Audiências de apresentação dos(as) candidatos(as) à eleição do Grupo Operativo da Ouvidoria da Defensoria começam esta semana

22/02/2022 15:31 | Por Ingrid Carmo DRT/BA 2499

De acordo com o calendário, as audiências vão de 23 de fevereiro a 11 de março, sempre às 14h e de forma virtual

Começam nesta quarta-feira, 23, às 14h, e seguem até o dia 11 de março, as audiências que vão apresentar os(as) candidatos(as) à nova formação do Grupo Operativo da Ouvidoria Cidadã da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA. Os encontros serão realizados de forma virtual e, além dos(as)  candidatos(as)  e eleitores(as) habilitados(as), os moradores do município onde a audiência estiver sendo realizada também estão convidados e poderão, assim, conhecer mais o(a) futuro(a) representante e a atuação da Defensoria na cidade.

Com mandato de dois anos, o Grupo Operativo da Ouvidoria é formado por representantes, titular e suplente, de cada cidade onde a DPE/BA atua e tem o papel de fazer a interlocução entre a sociedade civil e a Instituição. “O(a) representante(a) do município no Grupo Operativo faz este elo entre a sociedade civil, a Ouvidoria e a Defensoria. É essa liderança que mantém o diálogo conosco e faz com que a população entenda, ainda mais, que a Defensoria existe, que garante o acesso à justiça de forma integral e gratuita e que está ali naquela cidade para atender a todos que precisam”, explicou a ouvidora-adjunta, Zenilda Natividade, que reforçou o quanto os defensores públicos e assistentes sociais estão envolvidos.

De acordo com a assessora jurídica da Ouvidoria, Thaís Gomes, o conhecer a realidade da comunidade onde mora faz toda a diferença no Grupo Operativo e também ajuda a Defensoria nas articulações. “A sede da Ouvidoria é na capital e, por isso, o Grupo Operativo chega para reforçar o nosso trabalho de ser, justamente, esta ponte entre a Instituição e a população de todas as cidades abrangidas por nossa atuação. Faz toda a diferença termos uma pessoa que conhece a realidade e as necessidades do município e isso ajuda a Defensoria a traçar estratégias com base na real necessidade de cada localidade”, explicou.

Após esta série de audiências, a eleição e a contagem dos votos estão previstas para o dia 17 de março e a publicação do resultado deve acontecer no dia 22 de março. Mais informações, inclusive sobre o link para participação nestas audiências, podem ser obtidas através do e-mail comissaoeleitoralgo21@defensoria.ba.def.br.

Confira o calendário:

23/02/2022 – 14h
Conceição do Coité
Serrinha

24/02/2022 – 14h
Vitória da Conquista
Brumado
Itapetinga

25/02/2022 – 14h
Itabuna

07/03/2022 – 14h
Juazeiro
Jacobina

08/03/2022 – 14h
Santo Amaro
Santo Antônio de Jesus

09/03/2022 – 14h
Salvador
Camaçari
Candeias
Lauro de Freitas
Simões Filho

10/03/2022 – 14h
Porto Seguro
Eunápolis
Teixeira de Freitas

11/03/2022 – 14h
Itaberaba
Jequié
Alagoinhas
Esplanada