COMUNICAÇÃO

Adiado para dia 31 sorteio das vagas para o curso preparatório do concurso público da Defensoria

27/05/2021 13:09 | Por Ascom

A procura para participar do sorteio das vagas do curso preparatório para o concurso público da Defensoria foi tão grande que a Escola Superior da DPE/BA precisou adiar a data do sorteio para a próxima segunda-feira, 31, às 15h. Ao todo, 536 pessoas se candidataram, o que gerou acúmulo de documentação que precisa ser analisada.

De forma inédita, uma parceria entre a Defensoria Pública e o Centro de Estudos Aras – CEJAS disponibilizou 30 vagas, gratuitas, no curso preparatório para o VIII Concurso Público da DPE/BA, que visa o ingresso na carreira de defensor ou defensora pública.

A oportunidade é direcionada para pessoas em situação de vulnerabilidade ou hipossuficiência socioeconômica. As vagas serão distribuídas nas modalidades on-line e presencial para pessoas pretas e pardas, indígenas, pessoas com deficiência, travestis e transexuais, advogados populares e/ou militantes em organizações de defesa dos direitos humanos, servidores e estagiários da Defensoria e, ainda, 3 vagas para ampla concorrência.

As pessoas que optaram pela reserva de vagas para pessoas negras (pretas e pardas) serão avaliadas por uma Comissão Especial de Heteroidentificação, cuja entrevista acontecerá no dia 2 de junho, próxima quarta-feira, às 15h, de forma virtual. O link será enviado para o e-mail dos sorteados, em caso de reprovação, o candidato perderá o direito à vaga para a qual foi sorteado.

Candidatos que optem pela reserva de vagas para povos indígenas deverão encaminhar uma autodeclaração de pertencimento à população indígena e apresentar documento emitido pela Fundação Nacional do Índio – FUNAI que ateste sua condição.