COMUNICAÇÃO

Ação Cidadã Sou Pai Responsável: “De repente pai” é o tema da campanha de intensificação de 2020

06/08/2020 20:27 | Por Rafael Flores - DRT/BA 5159 (texto) e Dedeco Macedo (Fotos)
Silvio e os filhos Andressa, Helen e Michael e o neto Jonata / Foto: Dedeco Macedo

História de pai que reconheceu a filha após 25 anos guia a campanha

“Ser pai é ser o teto de alguém, o abrigo, a fortaleza e ainda preparar para o mundo, para as conquistas. As obrigações são infinitas, principalmente a de você dar o melhor que pode para o seu filho, sem deixar de mostrar que a vida não é fácil”. É assim que o baiano Silvio Cruz, 47, define a missão da paternidade.

Apesar de já ter dois filhos, em maio de 2020 Silvio se descobriu pai de Andressa de Carvalho, de 25 anos. “De repente, pai de mais uma filha! Juntou a necessidade que ela possuía de um pai e eu a necessidade de reconhecer. A relação se tornou bacana e para uma filha que não teve a minha presença durante muito tempo, ela é muito carinhosa comigo”, conta ele, que também ganhou um neto, Jonata, de 8 anos.

Com a construção de uma nova relação de afeto e responsabilidade, Sílvio e Andressa vão comemorar este ano o primeiro Dia dos Pais juntos. “Pra mim é tudo, como já falei pra ele, estou sempre aqui para o que ele precisar. Quero sempre estar presente e ter uma boa relação”, promete Andressa.

 

Andressa e Sílvio em gravação de vídeo institucional da Defensoria / Foto: Dedeco Macedo

 

Andressa e Sílvio são exemplos de fortalecimento de vínculos proporcionado pela Ação Cidadã Sou Pai Responsável, iniciativa permanente da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA, e irão estampar a campanha de intensificação de 2020. Com o tema “De repente pai”, o momento é de alerta para os pais baianos quanto a suas responsabilidades na vida dos seus filhos.

Desde sua criação, em 2007, a Ação Cidadã busca a sensibilização dos homens a assumirem seus papéis efetivos e afetivos. Tais obrigações ainda são negligenciadas por milhares de pais brasileiros, de acordo com uma pesquisa de 2013 do Conselho Nacional de Justiça – CNJ. O estudo aponta que pelo menos 5,5 milhões de estudantes não possuem o nome dos pais em seus registros.

O objetivo da ação é orientar as famílias mais necessitadas da população baiana a respeito dos conflitos que envolvem a paternidade responsável e as relações familiares. Até o ano de 2019 foram realizados cerca de 19 mil exames de DNA gratuitos, ofertados durante o decorrer dos anos e em mutirões no mês de agosto, período de intensificação da campanha.

No entanto, assim como todos os serviços que envolvem atendimento à população, a campanha de intensificação de 2020 será diferente em razão da pandemia do Coronavírus e os exames de DNA gratuitos  estão suspensos no momento.

“Viemos com a campanha educativa, da importância do registro, do pai conviver, da família participar, todos juntos. A gente não estará realizando os exames como de costume, mas assim que acabar a pandemia voltaremos com este serviço. Importante lembrar que o exame não é essencial para o reconhecimento e se não há dúvidas, é possível realizar o registro.”, explica a defensora pública e coordenadora da Defensoria Especializada de família Tatiane Ferraz.

Programação

Nossas redes sociais serão o palco desta edição da campanha de intensificação da Ação Cidadã Sou Pai Responsável, por onde o público poderá conhecer um pouco mais sobre as diversas formas e possibilidades da paternidade com as peças digitais, incluindo vídeo da campanha, que traz a história de Sílvio e Andressa. Por meio dos nossos projetos “Live DPE Bahia” (Instagram, quarta-feira, 12, às 11h) e “Em Pauta” (Youtube e Facebook, quinta-feira, 13, às 18h), a Defensoria levará debates em torno do tema com pais e profissionais da Especializada de família.

Para atendimento em todas as áreas, a Defensoria está funcionando remotamente através dos seguintes canais:

📌Telefone (Disque 129 ou 0800 071 3121), das 8 às 17h;

📌 Agendamento pelo site: agenda.defensoria.ba.def.br

📌 Agendamento pelo app Defensoria Bahia (celular/tablet com sistema android).

📌 Chatbot, no Facebook Defensoria Bahia (disponível no chat/messenger)

  • Opção 1 – Geral
  • Opção 2 – Violência contra a mulher