Aumentar fonte Diminuir fonte Alto contraste
Fale com a defensoria
NOTÍCIAS

ILHÉUS – Defensoria estadual promove Ação Cidadã Ame e Adote

01/06/2015 04:06 | Por tao_adm
ILHÉUS – Defensoria estadual promove Ação Cidadã Ame e Adote

A população de Ilhéus, no Sul da Bahia, recebeu da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA orientação para procedimentos a serem tomados em processos de adoção. A atividade integrou a campanha de intensificação da Ação Cidadã Ame e Adote, que vem sendo desenvolvida em comemoração ao Dia Nacional da Adoção, 25 de maio, pela Instituição em Salvador e demais comarcas onde está presente com defensor público na área de proteção aos direitos da criança e adolescente.

A Ação Cidadã Ame e Adote, em Ilhéus, aconteceu na maternidade Santa Helena do Hospital São José, quando a defensora da 10ª DP infância e juventude, Flávia Amaro da Silveira Duval, da 3ª Defensoria Regional – Ilhéus, e a psicóloga Marisa Batista da Silva, servidora da DPE/BA levaram esclarecimentos acerca da adoção para o grupo de enfermagem da unidade médica.

Na ocasião, as representantes da Defensoria palestraram para as enfermeiras no intuito de orientá-las como agir nos casos em que surgirem mães que desejam entregar seus filhos para adoção e como auxiliar as pessoas que buscarem a maternidade para adotar crianças. As enfermeiras também esclareceram suas dúvidas quanto aos procedimentos a serem tomados e as instituições que estão envolvidas no processo de adoção.

A defensora Flávia Amaro da Silveira Duval ressaltou a importância de procurar o Poder Público para legalizar as adoções e assegurar os direitos e a integridade do adotado. Já a psicóloga Marisa Batista da Silva esclareceu a necessidade de compreender e respeitar a decisão da mãe que pretende entregar o filho para adoção. Além disso, orientou que a mãe deve ser bem acompanhada e informada sobre o procedimento para ter melhores condições de decidir sobre a entrega do menor para adoção.

A campanha Ame e Adote foi intensificada desde o dia 8 de maio em Salvador, nas unidades do Jardim Baiano e Sussuarana, com atendimentos das 8h às 16h. Nas regionais, o atendimento foi intensificado no período de 25 a 29 de maio para aqueles que desejaram regularizar a situação jurídica de crianças e adolescentes com os quais já convive. A ação cidadã acontece de forma permanente durante o ano todo.