ESDEP - A Escola Superior da Defensoria Pública

Compartilhe:

Semana da Defensoria – Trabalho do grupo de pesquisa sobre Defensoria é apresentado no evento

| Por: Ingrid Carmo DRT/BA 2499 (texto) / Humberto Filho (fotos)

Formado há nove meses, o Grupo é composto por 15 membros da Defensoria e debate temas ligados ao dia a dia da Instituição

Com o tema “Democracia se faz com acesso à justiça”, a Semana da Defensoria 2019 continuou as suas atividades na tarde desta quinta-feira, 16, na capital baiana. Durante a programação, o trabalho realizado pelo grupo de pesquisa sobre Defensoria, formado por defensores públicos e estagiários da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA, esteve em destaque.

Formado há nove meses e com 15 integrantes, o grupo reúne-se mensalmente e promove a troca de experiências, conhecimentos e debates sobre assuntos ligados ao dia a dia da Defensoria. “É um espaço que nos dá a oportunidade de investigar e disseminar sobre temas relacionados à Defensoria Pública e conhecer o DNA da nossa Instituição”, explicou o coordenador do grupo, o defensor público Lucas Marques.

Também integrante do grupo, a estagiária da DPE/BA, Rafaela Nascimento, destacou a sua experiência em fazer parte do grupo enquanto ainda estuda o Direito. “Permite que possamos conhecer mais sobre a Defensoria e o seu papel de transformação social e de resgate da cidadania. É uma partilha de conhecimento e de discussão de temas como acesso à justiça, vulnerabilidade, custos vulnerabilis e planejamento estratégico, que garantem o fortalecimento institucional e nos leva a procurar formas de oferecer um atendimento cada vez melhor ao nosso assistido”, destacou a estudante.

Todo grupo de pesquisa precisa elaborar e apresentar um produto final e o Grupo da Defensoria não é diferente. “Teremos três produtos finais: esta apresentação é o primeiro deles e serviu para destacar o trabalho do nosso grupo, mostrar a importância e motivar a chegada de novos pesquisadores; o segundo é a elaboração de artigos sobre os mais diversos temas ligados à atuação da Defensoria; e o último é a entrega de propostas à Administração Superior da Defensoria com critérios de atendimentos relacionados à hipossuficiência, por exemplo”, enumerou o defensor público Lucas Melo, integrante do grupo.

Próxima formação

A atual formação do Grupo encerra seu ciclo no próximo mês de agosto para que novos integrantes possam dar continuidade ao trabalho desenvolvido e o convite foi feito ainda durante a apresentação. “Sintam-se convidados a fazer parte deste Grupo de Pesquisa”, convidou o coordenador, no encerramento da apresentação.

GALERIA DE FOTOS