A Defensoria Pública da Bahia concluiu nesta quarta-feira sua participação no ExpoJud 2025, evento que, ao longo de três dias, reuniu especialistas, autoridades e representantes do sistema de justiça para discutir o futuro da tecnologia aplicada ao direito.
Desde a abertura, a programação contou com painéis, palestras e treinamentos sobre inteligência artificial, governança digital, cibersegurança, transparência e inovação em serviços públicos, oferecendo aos participantes uma imersão nas principais tendências do setor.
A DPE-BA esteve representada pela defensora pública-geral Camila Canário, pela coordenadora executiva das Especializadas da Capital, Laíssa Rocha, pela coordenadora da 14ª Defensoria Regional, Janaína dos Santos Araújo, e pelo diretor do Departamento de Modernização e Informática, Ricardo Borges, que acompanharam as discussões e visitaram a área de exposições.
“Participar do ExpoJud é uma oportunidade de conhecer tendências e soluções tecnológicas que podem inspirar avanços no nosso trabalho diário. É um espaço de aprendizado e troca que fortalece a atuação da Defensoria. Mostra que a tecnologia não é apenas uma ferramenta, mas um meio de tornar a Justiça mais acessível, eficiente, e próxima do cidadão”, destacou Ricardo Borges, diretor da DMI.
A presença da DPE-BA no evento reforçou o compromisso da instituição em acompanhar as transformações tecnológicas que impactam diretamente a prestação de serviços jurídicos, ampliando a capacidade de oferecer acesso à justiça com qualidade, eficiência e inovação. “A tecnologia é uma aliada poderosa na ampliação do acesso à justiça, e eventos como este nos ajudam a pensar novas formas de atuar com mais eficiência, transparência e proximidade com a população. Além disso, possibilitam o contato com experiências exitosas de outras instituições do sistema de justiça, o que fortalece a rede de cooperação e nos inspira a realizar ajustes, estabelecer parcerias e incorporar ferramentas que possam aprimorar a atuação da Defensoria Pública da Bahia”, afirmou a defensora pública geral, Camila Canário.
Com o encerramento do ExpoJud 2025, a Defensoria leva para a Bahia um repertório de experiências e reflexões que contribuirão para o fortalecimento de sua missão institucional de defesa dos direitos e da cidadania.





