Acessibilidade

Aumentar fonte Diminuir fonte Alto contraste
Fale com a defensoria
NOTÍCIAS

Defensoria Pública participa da Conferência Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência

05/07/2018 12:07 | Por tao_adm
Defensoria Pública participa da Conferência Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência
Defensoria Pública participa da Conferência Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência

Pessoas com deficiência são, antes de mais nada, pessoas. Pessoas que lutam por seus direitos, que valorizam o respeito pela dignidade, pela autonomia individual, pela plena e efetiva participação e inclusão na sociedade e pela igualdade de oportunidades. Com o objetivo de discutir os desafios na implementação da política da pessoa com deficiência, a Comissão de Direitos Humanos da a Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Bahia (OAB-BA) iniciou nesta quarta-feira, 4, e segue até hoje, 5, a Conferência Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência. O evento que acontece no Fórum da Família, no bairro de Nazaré, debate as inúmeras questões que envolvem essa parcela da sociedade.

O Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei Brasileira de Inclusão) foi apresentado pela defensora pública Claudia Ferraz durante o evento.  Em vigor desde 2016, a legislação garante aos cerca de 45 milhões de brasileiros com algum tipo de deficiência, uma série de direitos relacionados à acessibilidade, educação e saúde, além de estabelecer punições para atitudes discriminatórias. Porém, ainda há um abismo entre a formalização dos direitos e a realidade dos indivíduos.

“A partir do momento em que há uma determinação legal passa a ser direito de fato do cidadão alcançar e efetivar aquilo que está posto legalmente. Quando um direito é violado, primeiro se busca a resolução de forma administrativa. Caso não consiga êxito, ele pode procurar a Defensoria Pública para que faça valer aquilo via Poder Judiciário. Somos ponte para que o cidadão alcance a efetividade do que está posto na lei”, explicou a defensora pública Claudia Ferraz.

De acordo com o presidente da OAB-BA, Luiz Viana, a instituição está mais uma vez se dispondo a abraçar e ser abraçada por todos nessa temática: “Queremos ser solidários às dores de todos e estar lado a lado pela melhoria da vida”.

Na ocasião, foi realizada a posse da Comissão Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB-BA. Entre as atribuições do grupo, estão a de estimular práticas inclusivas, com análise e adaptação dos instrumentos normativos à realidade dos cidadãos e estudo de políticas de adaptação dos logradouros, dos edifícios do uso público e dos veículos de transporte coletivo, com o objetivo de garantir acesso adequado às pessoas portadoras de deficiência.