Pular para o conteúdo principal Logo Defensoria
                   

Acessibilidade

Fale com a defensoria
NOTÍCIAS

Defensoria promove encontro com ex-defensores(as) gerais para relembrar histórias dos 40 anos da Defensoria

Encontro teve como objetivo resgatar memórias e trajetórias profissionais dos ex-gestores(as), em preparação para os 40 anos da Instituição
20/10/2025 01:10 | Por Ascom DPE-BA

Por Bárbara Martinez | Fotos: Mateus Bonfim

Na última sexta-feira (17), a Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE/BA) reuniu ex-defensoras e ex-defensores públicos gerais na sala do Conselho Superior, no Centro Administrativo da Bahia. O encontro teve como objetivo resgatar memórias e trajetórias profissionais desses ex-gestores(as), em preparação para a celebração dos 40 anos da Instituição. Todos(as) compartilharam suas experiências em gravações que serão exibidas durante a comemoração.

O momento foi iniciado pela defensora pública geral, Camila Canário, que ressaltou a contribuição de cada ex-defensor e ex-defensora geral para o crescimento da DPE/BA. “Foi uma honra receber quem fez parte da construção da nossa casa. Cada gestão deixou a sua marca, seus sonhos e avanços que nos trouxeram até aqui, até os 40 anos da nossa história”, disse na ocasião.

Participaram do encontro os(as) ex-defensores(as) gerais Clériston Cavalcante, Firmiane Venâncio, Hélia Barbosa, Jânio Neri, Maria Célia Padilha, Rafson Ximenes, Tereza Cristina e Vitória Beltrão. Na ocasião, eles comentaram sobre a relação com a Instituição, suas conexões com os propósitos e como visualizam o futuro da Defensoria. Também estiveram presentes, entre outras pessoas, a subdefensora-geral, Mônica Soares; a coordenadora executiva da Capital, Laíssa Rocha; e o diretor da Esdep, Alan Roque.

Para a Defensora Pública Geral, Camila Canário, ouvir os ex-gestores é um exercício de valorização e de fortalecimento da própria Instituição. Nesse sentido, o encontro reforçou a importância da preservação da memória institucional e do diálogo entre diferentes gestões que marcaram a trajetória da Defensoria Pública da Bahia. “A história da Defensoria é construída coletivamente. Ao reconhecer as contribuições de cada gestão, reafirmamos nosso compromisso de seguir aprimorando a atuação, fortalecendo a cidadania e garantindo o acesso à justiça para a população baiana”, destacou.