Nesta quarta-feira (12), foi dado o primeiro passo para a transição de gestão da Defensoria Pública do Estado da Bahia: foi realizada a primeira reunião do Comitê de Transição de Governança da DPE/BA no Centro Administrativo da Bahia, sede da Instituição. O objetivo é garantir a continuidade administrativa e facilitar a transmissão de informações entre as gestões. A respectiva comissão e suas atribuições foram especificadas na Portaria n. 206/2025, publicada na edição de hoje (12) no Diário Oficial Eletrônico.
Por parte da gestão eleita, participaram da reunião o defensor público Ussiel Elionai Dantas Xavier Filho e Franco Bahia Karaoglan Mendes Borges Lima. Por parte da atual gestão, participaram a subdefensora pública geral, Soraia Ramos; além dos(as) defensores(as) públicos(as) e coordenadores(as) Donila Fonseca (Especializadas); Walter Fonseca e Igor Santos (Regionais); e Cristina Ulm (Núcleo de Atuação Estratégica); além dos(as) servidores(as) Jadilson Pimenta, coordenador de Licitações e Contratos; Gilda Gordilho, diretora-geral; e Joice Faim.
Comitê de Transição de Governança
Ao todo, onze pessoas compõem o respectivo comitê. Por parte da atual gestão, integram o Comitê a subdefensora pública geral do Estado da Bahia, Soraia Ramos; a coordenadora executiva das Especializadas, Donila Fonseca; o coordenador Executivo das Regionais, Walter Fonseca; coordenadora do Núcleo de Atuação Estratégica, Cristina Ulm; o coordenador de Licitações e Contratos, Jadilson Pimenta; e a diretora-geral, Gilda Gordilho.
Por parte da gestão eleita, fazem parte: a futura defensora pública geral, Camila Angélica Canário de Sá Teixeira; as defensoras públicas Mônica Christianne Soares de Oliveira e Laissa Souza de Araújo Rocha; o defensor público Ussiel Elionai Dantas Xavier Filho; e Franco Bahia Karaoglan Mendes Borges Lima.
As(os) integrantes do Comitê de Transição de Governança terão a competência de organizar e compartilhar as informações institucionais necessárias para garantir a continuidade dos serviços prestados pela Defensoria Pública. Além disso, também devem facilitar a transmissão de conhecimento sobre a estrutura organizacional, regulamentos internos e demais aspectos operacionais da instituição.
Para assegurar uma transição segura, transparente e eficiente, a Administração Superior disponibilizará sala na sede administrativa para que os membros do Comitê indicados pela Defensora Pública Geral eleita possam desempenhar suas funções.