Acessibilidade

Aumentar fonte Diminuir fonte Alto contraste
Fale com a defensoria
NOTÍCIAS

Defensoria discute segurança pública em audiência no município de Jussara

14/04/2016 08:04 | Por
Defensoria discute segurança pública em audiência no município de Jussara
Defensoria discute segurança pública em audiência no município de Jussara
Toque de Acolher foi um dos temas debatidos na audiência pública

O planejamento da segurança pública e o "Toque de Acolher" foi tema de audiência com a sociedade civil e autoridades locais nessa terça-feira, 12, na Câmara Municipal de Jussara, que teve a participação da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA. A defensora pública Mércia Patrocínio dos Santos, que atua na comarca de Irecê e representou a DPE, apresentou os serviços oferecidos pela Defensoria e apontou a necessidade do aprimoramento da segurança pública no local.

A discussão trouxe temas como os índices de crimes de homicídio, crimes no trânsito, porte de arma, bem como a possibilidade de implementação do famoso "Toque de Acolher" no local. Para Mércia Patrocínio, a medida, que limita o horário em que indivíduos de 0 a 17 anos possam circular nas ruas à noite, é inconstitucional. "Pois, violaria direito fundamental individual e porque tal limitação não guarda razoabilidade e proporcionalidade que justifique a limitação do direito em questão, além de menospreza a proteção integral à criança e adolescente insculpido no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)", argumentou.

Uma nova audiência pública será agendada para a continuidade do debate. Participaram ainda do diálogo a promotora de Justiça da comarca de Irecê, Edna Márcia; o juiz da comarca de Irecê, Gustavo Teles; o presidente da Câmara Municipal de Jussara; entre outras autoridades.