Acessibilidade

Aumentar fonte Diminuir fonte Alto contraste
Fale com a defensoria
NOTÍCIAS

Curso de formação de estagiários de direito destaca humanização no atendimento de assistidos da Defensoria

25/03/2021 05:03 | Por tao_adm
Curso de formação de estagiários de direito destaca humanização no atendimento de assistidos da Defensoria
Curso de formação de estagiários de direito destaca humanização no atendimento de assistidos da Defensoria

Para ambientar os novos estagiários de direito que ingressaram na Defensoria Pública da Bahia, a Escola Superior realizou, de segunda à quarta-feira, 24, o curso de formação com foco na humanização do atendimento aos assistidos da Instituição. Dividido em duas turmas, os 80 novos estudantes foram recebidos com exposição inicial feita pelo defensor público e diretor da Esdep, Clériston Cavalcante.

A formação teve como objetivo realizar uma apresentação preliminar das missões e campos de atuação da Defensoria, assim como oferecer um panorama de como ocorre, de uma perspectiva prática, as tarefas da Instituição.

“É importante que vocês não percam de vista o que assinalamos sobre o olhar social que a Instituição deve ter. Os processos envolvem pessoas e, em nosso caso, pessoas que estão vulneráveis ou vivem na vulnerabilidade. Agora vocês também são parte da equipe da Defensoria e torço para que vocês se encantem com ela. Este é o primeiro curso que vocês participam e vamos convidar todos para participar de outros cursos que fazem parte da formação continuada de vocês, realizada pela Esdep”, comentou Clériston Cavalcante.

O novo estagiário Rudolf Matheus de Jesus, estudante de Direito da Universidade Católica de Salvador, se disse ansioso e animado por esta nova experiência.  “Já fui estagiário de nível médio da Defensoria há quatro anos e estou bem animado por estar voltando para este estágio de nível superior. O curso foi ótimo. Conhecemos a atuação da Defensoria em todo a capital e também no interior.  Mostrou bem a prática do que ocorre na Instituição e a importância do atendimento humanizado para as pessoas que procuram a Defensoria”, disse.

Participaram do processo com exposições, a coordenadora Executiva das Especializadas, Donila Gonzalez; a coordenadora da Cível, Ariana Silva; o coordenador de Fazenda Pública, Virdálio de Senna Neto; as coordenadoras de Direitos Humanos, Eva Rodrigues e Lívia Almeida; a coordenação da Criminal e Execução Penal, Pedro Bahia e Fabíola Pacheco e pela especializada de família falou a defensora pública Analeide Leite.

Além das coordenadoras da Instância Superior, Carla Guenem (Cível) e Rita Orge (Penal); a coordenação de Integração com Cristina Ulm e Maurício Saporito; além de explanações da defensora Andreza Priscila sobre execução de honorários, da defensora pública Fernando Morais e da servidora e coordenadora de Recursos Humanos Zeneide Fernandes.