Aumentar fonte Diminuir fonte Alto contraste
Fale com a defensoria
NOTÍCIAS

Com foco no cidadão, novo site da Defensoria facilita acesso aos serviços

Com um design moderno e funcionalidades aprimoradas, a nova plataforma facilita o acesso às informações e serviços da Defensoria, garantindo mais transparência e eficácia no atendimento à população
14/02/2025 09:02 | Por Rafaela Dultra
Com foco no cidadão, novo site da Defensoria facilita acesso aos serviços

Desenvolvido para oferecer uma experiência mais acessível, intuitiva e voltada principalmente ao cidadão, o novo site da Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE/BA) já está no ar. Na nova plataforma, lançada nesta sexta-feira (14),  os usuários podem encontrar informações detalhadas sobre os serviços oferecidos, canais de atendimento, documentos necessários para solicitações e a localização das unidades da DPE/BA em todo o estado. Além disso, o site conta com ferramentas de acessibilidade, permitindo ajustes no tamanho da fonte e opções de alto contraste, garantindo que todos possam navegar com facilidade.

Uma das grandes novidades é o avatar (no canto inferior direito), uma atendente virtual desenvolvida para auxiliar o cidadão a responder suas dúvidas de forma rápida e eficiente. Com a ferramenta, será possível localizar rapidamente uma sede nos 53 municípios onde está instalada, conferir os horários de funcionamento, cadastrar ou consultar agendamentos e buscar informações sobre os plantões de feriados e finais de semana.

Segundo o coordenador de Comunicação da DPE/BA, Arthur Franco, a criação do novo site com layout totalmente modificado surge da necessidade de ampliar e facilitar o acesso dos usuários, garantindo que tanto o público externo quanto o interno encontrem as informações e serviços de forma mais ágil e intuitiva. “Com um design moderno e navegação simplificada, o site foi pensado para tornar a experiência mais dinâmica e eficiente. Além disso, buscamos acompanhar a evolução digital e a força das redes sociais, ampliando nosso alcance e reforçando o compromisso da Defensoria com a transparência e a acessibilidade”, destaca o coordenador.

Na apresentação realizada na manhã desta sexta-feira (14), no auditório da Escola Superior, a defensora-geral, Firmiane Venâncio, destaca que o novo site comporta todas as informações de interesse do cidadão, de forma simples e intuitiva, representando um importante veículo de informação e divulgação dos serviços. “Educação em direitos não se faz apenas com palestras, também se faz por meio da comunicação, com um novo site, com cartilhas, com o podcast Levante 129”, ressaltou a DPG, citando os diversos produtos da Assessoria de Comunicação.

Venâncio também fez referência à marca dos 40 anos da Defensoria ao lado da logo da instituição no canto superior esquerdo, simbolizando o início da celebração do aniversário com a estreia da plataforma.