“Há 40 anos garantindo direitos!” é o tema da campanha da Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE/BA) para o Carnaval 2025, conectando sua trajetória de quatro décadas na defesa dos direitos da população com a celebração dos 40 anos da Axé Music. O lançamento oficial acontece na próxima segunda-feira, 17 de fevereiro, às 10h, no auditório da Escola Superior da Defensoria Pública (Esdep), onde será apresentada a atuação estratégica da Defensoria durante a maior festa popular do mundo.
Durante o Carnaval, a Defensoria atua em diversas frentes para garantir que os foliões possam aproveitar a festa com segurança e dignidade. O Plantão da Defensoria funcionará de 27 de fevereiro a 5 de março, com unidade fixa na Rua Pedro Lessa, no Canela. O evento de lançamento contará com a exibição do material da campanha e uma apresentação detalhada da estrutura do plantão.
Além da atuação na área penal, com foco em audiências de custódia e defesa de pessoas presas, a Defensoria oferecerá suporte a grupos vulneráveis, como crianças e adolescentes, mulheres vítimas de violência, pessoas LGBTQIAPN+, população negra e trabalhadores(as) do Carnaval, incluindo ambulantes e catadores(as) de materiais recicláveis.
40 anos
O Carnaval marca o início das comemorações pelos 40 anos da Defensoria Pública da Bahia e para isso, a instituição une sua celebração à dos 40 anos da Axé Music, movimento cultural que transformou a identidade baiana e projetou a musicalidade da Bahia para o mundo. Assim como o axé, que nasceu das ruas e da força do povo, a Defensoria reafirma seu compromisso com a luta pela igualdade e a garantia de direitos para todas e todos.
A Defensoria convida toda a sociedade para participar do evento e conhecer mais sobre sua atuação durante o Carnaval. A campanha será divulgada por meio de redes sociais e materiais gráficos nos circuitos da festa. Com este lema, “Há 40 anos garantindo direitos!”, a instituição celebra sua história e reafirma sua missão de defender quem mais precisa, dentro e fora da avenida.
SERVIÇO
Data: Segunda-feira, 17 de fevereiro
Local: Auditório da Esdep – Edifício MultiCAB
Horário: A partir das 10h