Acessibilidade

Aumentar fonte Diminuir fonte Alto contraste
Fale com a defensoria
NOTÍCIAS

Campanha de combate ao trabalho infantil lançada por Shoppings de Salvador conta com colaboração da Defensoria

29/04/2021 06:04 | Por tao_adm
Campanha de combate ao trabalho infantil lançada por Shoppings de Salvador conta com colaboração da Defensoria
Campanha de combate ao trabalho infantil lançada por Shoppings de Salvador conta com colaboração da Defensoria

Com o apoio da Defensoria Pública do Estado da Bahia e outras instituições públicas, os principais shoppings de Salvador iniciaram nesta quarta-feira, 28, a campanha: “Trabalho infantil é ilegal: não deixe uma criança ficar nas mãos de quem a explora”.

A iniciativa pretende ressaltar ao público os diversos problemas gerados pelo trabalho no desenvolvimento das crianças e de adolescentes quando suas atividades laborais não estão conformes a Lei do Aprendiz. Além das intervenções em displays nos estabelecimentos de compras, a campanha será divulgada em rádios, panfletos e outros materiais promocionais.

De acordo com a defensora pública Laissa de Souza, ao notar o aumento das crianças ocupando suas dependências vendendo produtos como doces e palavras cruzadas, a administração do Salvador Shopping procurou a Defensoria para colaborar com orientações sobre soluções para a questão. O Shopping, junto com a Associação Brasileira de Shopping Centers – Abrasce, apresentou posteriormente a campanha para a Defensoria e outras Instituições da Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente para pontuações.

“Fizemos observações que considerávamos pertinentes quanto ao material que seria difundido e que foram absorvidas. Além disso, ficou decidido a elaboração de um fluxo de atendimento prevendo como os Shoppings devem atuar nos casos de crianças encontradas trabalhando, vítimas de violência, usando álcool, entre outros casos. Pelo fluxo ficará estabelecido o que deve ser feito, de que modo e quem deve ser acionado para orientar os diversos casos de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade”, acrescenta Laissa de Souza.

A campanha

Buscando contribuir para promover sensibilização e mobilização social em favor do combate ao trabalho infantil e contra sua naturalização pela sociedade, a campanha pretende recordar o quanto o trabalho infantil causa prejuízos à formação das crianças.

Entre os principais danos, por exemplo, está a evasão escolar e como a ausência de momentos lúdicos afetam o desenvolvimento cognitivo, emocional, além da própria saúde da criança e adolescente. O trabalho infantil, além disso, costuma vir marcado por outras violações de direitos, ficando a criança ou adolescente expostos à cooptação para exploração sexual, tráfico de drogas e outros crimes. Ademais, a prática dificulta o rompimento do ciclo de pobreza familiar e tem impactos em questões socioeconômicas do país. 

Trabalho infantil no Brasil

De acordo com a Constituição, a Lei do Aprendiz (n° 10.097/2000) e o Estatuto da Criança e do Adolescente (lei n° 8.069/1990), só é permitido no país o trabalho a partir dos 16 anos. Além disso, menores de 16 anos só podem trabalhar se acima de 14 anos e sob a condição de aprendiz: com carga horária reduzida, formação teórica obrigatória e comprovação da frequência escolar. É vedado em todos os casos, o trabalho noturno e perigoso.

No entanto, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, cerca de 1,8 milhão de crianças e adolescentes estavam em situação de trabalho infantil no Brasil em 2019. Deste total, cerca de 380 mil estavam em situação de trabalho infantil por terem de 5 a 13 anos e 1,4 milhões por trabalharem de forma ilegal ou em atividades de produção para consumo próprio.

Parceiros da campanha

Além da Defensoria, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Salvador; o Conselho Tutelar de Salvador, a Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer, o Ministério Público da Bahia; o Ministério Público do Trabalho na Bahia, a Superintendência do Trabalho na Bahia e a Abrasce assinam a iniciativa.

Com o apoio da Abrasce, a campanha será divulgada também nos principais empreendimentos soteropolitanos como o Salvador Norte Shopping, Shopping Barra, Shopping Bela Vista, Shopping Center Lapa, Shopping da Bahia, Shopping Itaigara, Shopping Paralela, Shopping Paseo e Shopping Piedade.