Aumentar fonte Diminuir fonte Alto contraste
Fale com a defensoria
NOTÍCIAS

Camila Canário assume oficialmente o cargo de defensora-geral durante o plantão do Carnaval 2025

Gestora foi escolhida pelo governador, após figurar entre as três mais votadas na eleição da classe. Cerimônia de posse acontecerá dia 20 de março, na Alba
02/03/2025 07:03 | Por Lucas Fernandes
Camila Canário assume oficialmente o cargo de defensora-geral durante o plantão do Carnaval 2025

O Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado da Bahia deu posse à nova defensora pública geral do Estado, Camila Canário de Sá Teixeira, em Sessão Solene neste domingo de Carnaval, (2). A transmissão do cargo foi feita na sede da DPE no Canela, em Salvador, onde funciona o plantão da instituição no período momesco.

Depois de integrar a lista tríplice e ser nomeada pelo governador do estado, no último dia 11 de fevereiro, a defensora-geral assume oficialmente o comando da DPE/BA para o biênio 2025-2027. No próximo dia 20 de março, será realizada a cerimônia de posse, às 17h, na Assembleia Legislativa da Bahia, no Auditório Jornalista Jorge Calmon.

Após a abertura da sessão solene, a leitura do termo de posse foi feita pela defensora pública Carmela Alencar, oficializando a assunção do cargo. Em seu primeiro discurso como defensora-geral, Camila Canário destacou que a sua gestão será marcada por transparência, inovação, eficiência e diálogo – caminho o qual considerou fundamental para conquistar objetivos e apostar nas causas institucionais mais importantes.

“Contem comigo para ouvir, discernir e construir. Seremos três mulheres à frente da instituição – três mães a dar luz a novos tempos. Carregamos em nossos corações a força das que vieram antes de nós e, nos olhos, o brilho da esperança pelo que ainda virá. Somos todas aquelas que acreditam que o amanhã pode nascer melhor que o hoje”, afirmou Camila.

“Aos colegas, servidores(as) e colaboradores(as) que me apoiaram até o derradeiro momento, a vocês só posso dizer ‘muito obrigada’. Finalizo esses dois anos de gestão com um sentimento imenso de gratidão. A missão da Defensoria é linda, e é por ela que continuarei trabalhando dia após dia”, agradeceu a defensora pública Firmiane Venâncio, que fez a transmissão do cargo de defensora-geral durante a solenidade.

A ouvidora-geral da DPE/BA, Naira Gomes, agradeceu a parceria e se colocou à disposição, “sobretudo para aqueles que ficam do outro lado da mesa, que todo dia nos procuram para ter um pouco de dignidade e justiça”, ressaltou, em seu discurso.

“À dra Firmiane, fica aqui o nosso agradecimento por ter cumprido a missão que hoje se encerra. Para quem chega, dra Camila, preciso reafirmar que você encontrará defensoras e defensores que honram a sua missão institucional, que acreditam em um movimento de construção coletiva que a DPE/BA alcance o patamar conferido pela Constituição e por nossas leis”, destacou a presidente da Associação de Defensoras e Defensores Públicos da Bahia – Adep/BA, Bethania Ferreira.

Além da atual defensora-geral, Camila Canário, a mesa de honra foi composta pela defensora pública Firmiane Venâncio; pelo secretário de Justiça e Direitos Humanos, Felipe Freitas, representando o governador do estado; pela corregedora-geral da DPE/BA, Janaína Canário; pela ouvidora-geral da DPE/BA, Naira Gomes; e pela presidente da Adep/BA, Bethania Ferreira, e pelos conselheiros(as) Maria Auxiliadora Teixeira, Mônica Soares, Flávia Apolônio e João Gabriel Soares de Melo.

A Sessão Solene foi prestigiada por diversos defensores(as), servidores(as), membros da sociedade civil e de movimentos sociais, além de familiares dos integrantes da nova gestão. Por causa de uma queda de luz no bairro, a solenidade de transmissão de cargo não pôde ser transmitida ao vivo pelo canal da Defensoria no Youtube.

Camila Angélica Canário de Sá Teixeira é defensora pública no Estado da Bahia desde 2007. Atual defensora pública geral da Bahia (2025/2027), é titular na área de Auditoria Militar, onde desenvolveu intenso trabalho na defesa da igualdade de representatividade feminina nas carreiras militares desde 2019. Integrou o Núcleo Criminal da DPE/BA e também já atuou nas áreas do Direito de Família, Cível, Consumidor, Idoso e Fazenda Pública.

Também foi conselheira suplente no Conselho Superior da DPE/BA (biênio 2023/2025) e integrou a diretoria da Associação de Defensoras e Defensores Públicos da Bahia (biênio 2013/2015). Entre os cargos administrativos ocupados na instituição, Camila já coordenou o Núcleo de Proteção ao Idoso (2010/2011) e foi corregedora auxiliar em 2018.

Na área acadêmica, Camila é mestra em Segurança Pública; especialista em Processo Civil, pela UFBA; em Direito Público, pela Faculdade Baiana de Direito; em Direito aplicado à Defensoria, pela UNIFACS, com Extensão em Inovação e Disrupção Digital pela Universidade de Cambridge, Inglaterra. Atualmente, cursa MBA em finanças corporativas pela Exame Inc. 

Camila é co-autora da Campanha Permanente contra Violência Institucional e Política de Gênero nas Defensorias Públicas e co-fundadora da Associação das Mulheres Defensoras Públicas do Brasil – Amdefa. Também integra a Comissão da Mulher da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos -Anadep.