Aumentar fonte Diminuir fonte Alto contraste
Fale com a defensoria
NOTÍCIAS

Articulação para defesa da criança e do adolescente marca passagem da UMA por Tucano

23/08/2022 11:08 | Por tao_adm
Articulação para defesa da criança e do adolescente marca passagem da UMA por Tucano

Morador de Caldas do Jorro, distrito do município de Tucano, no nordeste da Bahia, Dilson Cerqueira ouviu em um programa de rádio local sobre a Unidade Móvel de Atendimento (UMA) da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA e decidiu pedir orientação sobre o seu caso. “Eu vim por conta da guarda compartilhada da minha filha. A juíza já deu a ordem, mas a mãe ‘deu a testa’ e não quer entregar a criança pra gente nos fins de semana. Estou há dois anos sem ver minha filha e aqui a gente demora muito para conseguir uma orientação ou ser atendido por outras vias, aqui no caminhão é mais rápido”, explicou o pai enquanto aguardava na fila na manhã da última sexta-feira, 22, na Praça da Matriz em Tucano.

Por onde a UMA passa, os órgãos e serviços que compõem o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) nos municípios são acionados para uma atuação completa e conjunta. Assim que Dilson trouxe seu relato para a coordenadora do Núcleo de Integração e defensora pública Cristina Ulm, o Conselho Tutelar foi chamado para ser ouvido e auxiliar no caso, que já acompanhava. “A mãe já foi orientada que o pai também tem direito de usufruir do convívio com a filha e violou a lei, não respeitou a medida judicial da guarda. É muito importante que a Defensoria esteja aqui com a gente, para de uma certa forma abrir a cabeça dessa mãe que estava irredutível sobre a situação”, explicou o conselheiro tutelar de Caldas do Jorro José Pimentel.  

Dilson aguarda para ser atendido na Unidade Móvel da Defensoria em Tucano

Ao ser contatada mais uma vez pelo Conselho Tutelar e convidada a comparecer na Unidade Móvel, a mãe finalmente se dispôs a cumprir a decisão judicial. “Fizemos uma mediação e também uma sensibilização com a mãe, falando da importância do pai na vida da criança. O  conselho também participou e  foi orientado, em caso de desobediência, a chamar a polícia para dar cumprimento. Falamos para mãe que se chegar a esse ponto a criança seria exposta a um possível trauma”, conta Ulm. Já no sábado seguinte, 23, a mãe honrou o acordo e pai e filha se reuniram após dois anos.

“Eu posso dizer que 70% dos casos que chegam ao Conselho Tutelar daqui são casos de guarda, pensão e agressão. Então é importante esse apoio da Defensoria Pública, até porque a maioria das pessoas que estão aqui na praça já passaram por nós. Mas como não temos sede da Defensoria aqui, a Unidade Móvel é ainda mais fundamental para nos fortalecer na garantia de direitos de crianças e adolescentes e regularizar a situação de famílias em conflito”, explica Juliana Batista, conselheira tutelar de Tucano .

Cristina Ulm se reúne com conselheiros tutelares de Caldas do Jorro e Tucano

Outras parcerias institucionais

Além dos serviços de assistência jurídica e exames de DNA gratuito para reconhecimento de paternidade, a UMA leva consigo a missão de articular parceiros para trabalharem com os projetos propostos pela DPE/BA. Em reunião com os secretários municipais da prefeitura de Tucano, foi lhes apresentado o livro de minicontos Nossa Querida Bia, publicação especial da Ação Cidadã Infância Sem Racismo, que traz histórias que afirmam a autoestima de crianças negras. O objetivo é fomentar a institucionalização da educação étnico-raciais no sistema de ensino do interior. Durante as reuniões com os(as) secretários(as) de educação, a coordenação do Núcleo de Integração disponibiliza alguns exemplares da Nossa Querida Bia e inicia uma articulação para futuras parcerias com os municípios.

“Achei muito gratificante a proposta que a Defensoria lança pra gente da Educação, que é a Minha Querida Bia. Sabemos que a Educação é feita com várias mãos e ela reflete a sociedade, se a sociedade está cheia de problemas, esses problemas se refletem na sala de aula. Então, quando a gente une as mãos em prol de melhorias na área, a gente melhora não só a vida do indivíduo, mas visa também a transformação da sociedade”, conta a secretária municipal de Educação de Tucano, Geruza Araújo.

Participaram da reunião ainda os secretários municipais Denise de Jesus, de Saúde, Ulisses Brito, de Assistência Social e Thiago Nascimento, de Comunicação. Além da assessora técnica de assistência social Lidiane Andrade e a assessora jurídica da secretaria municipal de saúde Gilenilda Andrade.

Ainda estiveram presentes durante todo o período da itinierância as equipes dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) de Tucano. “O CRAS funciona como a prevenção da assistência e o CREAS é já quando há uma violação de direitos. Estamos aqui para acolher os casos, e se necessário incluir dentro desses equipamentos para fazer o acompanhamento das famílias”, explica Vanessa Asis, coordenadora do CREAS no município.

Além da coordenadora Cristina Ulm, participaram da atividade em Tucano os defensores públicos Walmary Pimentel e Tiago Brito e equipe de servidores da Defensoria de Salvador