Ouvidoria Cidadã - Defensoria Pública da Bahia

Conheça um pouco sobre a Ouvidoria: Apresentação, estrutura e atos

Notícias

Compartilhe:

Ouvidoria promove audiência para debater políticas públicas inclusivas para catadores de recicláveis nesta quarta, 16

Por Júlio Reis DRT/BA 3352

Audiência tem início a partir das 14h no auditório da Esdep e visa construir estratégias para avanço nas condições de trabalho da categoria

Para debater meios e estratégias de fortalecimento de catadores(as) de materiais recicláveis, em especial os(as) que vivem em situação de rua, a Ouvidoria da Defensoria Pública do Estado da Bahia promove na tarde desta quarta-feira, 16, audiência pública em defesa de políticas públicas inclusivas para a categoria.

A audiência tem início a partir das 14h no auditório da Escola Superior da Defensoria Pública (Esdep) no bairro do Canela, em Salvador, e contará com a presença de representantes de secretarias estaduais e municipais de governo, além de lideranças de coletivos e entidades ligadas ao tema da organização dos catadores.

“O encontro deve servir para examinar como avançar na garantia de direitos desta população. Os investimentos, os serviços e as políticas públicas que o poder público precisa implementar para valorização, humanização e acesso das catadoras e catadores à sua plena dignidade”, assinalou a ouvidora-geral, Sirlene Assis.

De acordo com Anemone Santos, coordenadora do Fórum das Catadoras e Catadores de Rua e em Situação de Rua no Estado da Bahia, coletivo que está colaborando na organização da audiência, a inclusão social econômica por meio de políticas públicas eficientes é de fundamental importância para todos que trabalham com catação nas ruas.

“Apesar de atuarmos como agentes ambientais, vivemos em condições insalubres, em grande vulnerabilidade e invisibilidade social. É preciso um olhar sensível dos órgãos públicos para valorizar o que fazemos. Não somos incluídos nos planejamentos das políticas públicas”, pontua Anemone Santos.

O Fórum vem reivindicando mais estrutura nas condições de vida e trabalho dos catadores por meio de educação e processos de formação para organização dos catadores de rua. Ademais demanda mais estruturas como ecopontos e equipamentos de proteção individual, como luvas, botas, máscaras, entre outros.

Serviço

O quê: Audiência pública em Defesa de Políticas de Inclusão e Fortalecimento da Autonomia do Trabalho das Catadoras e Catadores de Materiais Recicláveis do Estado da Bahia
Quando: 16 de março, quarta-feira, às 14h
Onde: Auditório da Escola Superior da Defensoria Pública da Bahia – Rua Pedro Lessa, 123, Canela, Salvador