Ouvidoria Cidadã - Defensoria Pública da Bahia

Conheça um pouco sobre a Ouvidoria: Apresentação, estrutura e atos

Notícias

Compartilhe:

Ouvidoria discute propostas de atuação com administração da Defensoria

Por Ailton Sena DRT 5417/BA

Os cinco projetos apresentados receberam contribuições de diversos representantes da administração e serão aperfeiçoados antes da implementação.

Fortalecendo o diálogo com a administração central da Defensoria Pública da Bahia (DPE/BA), a Ouvidoria Cidadã apresentou, no último dia 16, as propostas de atuação para serem desenvolvidas até o ano de 2023. Ao todo, foram discutidos cinco projetos que envolvem a atuação na mediação de conflitos, fortalecimento da oitiva interna dos servidores da Defensoria, reconhecimento das pessoas que colaboram com a atuação da ouvidoria, entre outros temas.

Na avaliação da ouvidora-geral, Sirlene Assis, a reunião foi “bastante produtiva e participativa”. Ela também destacou a importância da construção coletiva para melhoria dos serviços ofertados à sociedade. “Essa é uma articulação que fazemos para fortalecimento da Defensoria Pública, pois quando a gente fortalece a Ouvidoria, a Defensoria também fica fortalecida. E, quando fazemos uma construção coletiva, o resultado é mais positivo para a sociedade”, avaliou.

Defensor público geral, Rafson Ximenes, também classificou o encontro com mais uma demonstração do diálogo que é mantido com a Ouvidoria Externa para fortalecimento da atuação. “As propostas são bastante promissoras, mas precisam ser mais debatidas e dialogadas para que, quando estiverem plenamente aperfeiçoadas, sejam colocadas em prática. A Defensoria ganha cada vez que conversa com a sociedade e utiliza desse instrumento tão importante e tão essencial que é a ouvidoria externa”, destacou.

Também participaram da reunião a subdefensora-geral, Firmiane Venâncio; o coordenador das Executivo das Defensorias Regionais, Walter Fonseca; a coordenadora executiva das Defensorias Especializadas, Donila Ribeiro; a coordenadora e o coordenador da Área Não Penal do Núcleo de Integração, Cristina Ulm e Gil Braga; diretora Administrativa, Ana Lúcia Antunes Faria; o assessor de Relações Interinstitucionais, Álvaro Gomes; e o coordenador de Comunicação, Alexandre Lyrio.