Ouvidoria Cidadã - Defensoria Pública da Bahia

Conheça um pouco sobre a Ouvidoria: Apresentação, estrutura e atos

Notícias

Compartilhe:

Importância dos movimentos sociais para fortalecimento da Defensoria será debatida em Roda de Conversa da Ouvidoria

Por Lucas Cunha - DRT/BA 2944

Evento ocorre nesta terça, 19, pelo Google Meet: inscrições estão abertas no WhatsApp (71) 98865-7100

O fortalecimento da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA passa em grande parte pelo aumento da presença dos movimentos sociais na Instituição. Por isso, a Ouvidoria Cidadã da DPE/BA promove nesta terça-feira, 19, às 17h, uma Roda de Conversa por meio da plataforma Google Meet, com a participação de ativistas, lideranças políticas e defensores públicos para debaterem essa relação.

O encontro contará com a presença no debate, na esfera política, da deputada estadual Fátima Nunes, além da co-vereadora de Salvador pela candidatura coletiva pretas por Salvador, Cleide Coutinho, que também é dirigente nacional do movimento da luta pela moradia – MNLM. Representando a Defensoria, teremos como convidados o defensor público e ex-defensor público geral da DPE/BA, Clériston Macedo, e o atual presidente da Associação de Defensoras e Defensores Públicos do Estado da Bahia – ADEP/BA, o defensor público Igor Raphael de Novaes.

Completando a lista de debatedores da Roda de Conversa desta terça-feira, 19, está a assistente social, ativista do movimento de mulheres negras e ex-ouvidora-geral da Defensoria, Tânia Palma. A mediação da atividade ficará por conta da atual ouvidora-geral da DPE/BA, a também ativista social Sirlene Assis.

Os interessados em participar do evento devem enviar o pedido de inscrição para o WhatsApp (71) 98865-7100, e receberão o link para assistir a Roda de Conversa pela plataforma Google Meet.

Mão dupla entre movimentos sociais e Defensoria

Segundo a ouvidora-geral da DPE-BA, Sirlene Assis, a relação entre movimentos sociais e a Defensoria é uma via de mão dupla, pois as informações da sociedade qualificam ainda mais o trabalho dos defensores, e a pressão dos movimentos junto às entidades políticas pode ajudar a Instituição na obtenção de mais recursos, prestando assim um serviço ainda mais qualificado para a população.

“A Defensoria é um órgão fundamental para o nosso povo, porque presta assistência principalmente para nossa população mais vulnerável, que não teria de outra forma acesso de fato ao Sistema de Justiça. E a presença dos movimentos sociais fortalece o trabalho da Instituição, não só com as demandas sociais que são apresentadas aos defensores e defensoras, mas também auxiliando no debate sobre a importância do crescimento da Defensoria, tanto em investimento como na expansão para o interior do Estado”, afirma Sirlene Assis.

SERVIÇO:

O que: Roda de Conversa da Ouvidoria Cidadã, com o tema: “A importância dos movimentos sociais para o fortalecimento da DPE/BA”.

Quando: 19/01, terça-feira, às 17h

Onde: Evento on-line, pela plataforma Google Meet

Convidados:

Clériston Macedo – Defensor Público (DPE/BA)

Igor Raphael de Novaes – Presidente da Associação de Defensoras e Defensores públicos do estado da Bahia – ADEP

Tânia Palma – Assistente social e ativista do movimento de mulheres negras

Cleide Coutinho – Dirigente nacional do movimento da luta pela moradia – MNLM e co-vereadora da cidade de Salvador pela mandata pretas por Salvador.

Fátima Nunes – Deputada estadual pela Bahia.

Mediadora: Sirlene Assis – Ouvidora-geral – DPE/BA

Inscrições: 71-98865-7100 (WhatsApp)