COMUNICAÇÃO

YOUTUBE – Canal Defensoria Bahia disponibiliza campanhas e educação em direitos para internautas

22/01/2020 9:51 | Por Tunísia Cores DRT/BA 5496

Com cerca de 80 mil visualizações, canal soma mais de 1,5 mil seguidores

O canal do YouTube da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA chegou a 1,5 mil seguidores em janeiro de 2020 e pavimenta o caminho para se tornar uma das plataformas de comunicação com o público. O canal soma quase 80 mil visualizações e 280 vídeos postados desde a sua criação.

A plataforma disponibiliza para o internauta conteúdos diversificados: vídeos e campanhas institucionais, a exemplo das Ações Cidadãs Ame e Adote e Sou Pai Responsável, realizadas nos meses de maio e agosto, respectivamente. A primeira para estimular a adoção e a formalização das relações de guarda de crianças e adolescente. A segunda, para incentivar a paternidade responsável. As edições na íntegra do Júri Simulado, que propõe releituras do Direito na história, também podem ser conferidas no canal da Defensoria.

Um grande volume de cursos jurídicos e outros, oferecidos pela Escola Superior da Defensoria Pública para capacitação de defensores públicos, servidores e estagiários, também podem ser assistidos no Canal Defensoria Bahia. Entre estes, estão as edições do recente curso Provas -Questões Fundamentais, no qual oito especialistas em diversos temas apresentam ferramentas conceituais úteis à atuação processual da defesa.

Como forma de assegurar transparência, entre as playlists estão as reuniões do Conselho Superior e do Fundo de Assistência Judiciária da Instituição, além de audiências públicas. A primeira cartilha com narração em áudio e tradução em Libras, que trata sobre os direitos das pessoas com deficiência, também pode ser acessada no canal.

Coordenadora de Comunicação da Defensoria, Vanda Amorim destaca a relevância da plataforma para alcançar novos públicos e promover a educação em direitos. “ Apesar de ser, ainda, o canal de comunicação da Defensoria com menor número de seguidores, o Youtube tem uma função especial. Além de levar informações através dos vídeos,  oferece à comunidade jurídica estudantil, em especial, a oportunidade de obter e compartilhar conhecimentos por meio dos cursos de capacitação”, afirma.

Cine Debate

O Cine Debate sobre o documentário brasileiro Democracia em Vertigem alcançou, até o momento, um recorde de 26 mil visualizações. Além de discutir aspectos da democracia nacional ao longo dos tempos, abordando em especial a ascensão e a queda dos governos de esquerda, o evento trouxe o ex-advogado-geral da União e ex-ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, para o centro dos debates. O Cine Debate é , desenvolvido em Salvador pela equipe de proteção aos Direitos Humanos.

Ação Cidadã Sou Pai Responsável

Também entre os destaques do canal, o vídeo institucional da campanha de intensificação da Ação Cidadã Sou Pai Responsável 2019 também está disponível, estrelado pelo ator baiano Érico Brás. O vídeo Em Nome do Pai, lançado em parceria com o Esporte Clube Bahia para dar visibilidade à importância de registro e presença paterna, também pode ser visto pelos internautas.

Mídias Sociais

O canal do Youtube, Defensoria Bahia, é apenas uma das formas de comunicação entre a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA e o público presente na internet. A instituição tem ampliado a sua atuação online e, atualmente, acumula mais de 50 mil seguidores nas três principais mídias sociais atualmente. Cerca 24,8 mil acompanham as atividades pelo Instagram, 22,7 mil pelo Facebook e 3,2 mil pelo Twitter.