COMUNICAÇÃO

Unidade Móvel da Defensoria ganha nova identidade visual e chega a 2020 com mais de 48 mil quilômetros

17/02/2020 12:49 | Por Ingrid Carmo DRT/BA 2499

Nova plotagem da UMA, como é mais conhecida, dá mais visibilidade à marca, cor e redes sociais da Defensoria e também traz novo slogan

Certeza de que a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA está, literalmente, no caminho certo em seu processo de expansão e interiorização, a Unidade Móvel de Atendimento da Instituição está de cara nova: a UMA, como é mais conhecida, ganhou uma nova identidade visual e um novo slogan. A estreia da nova plotagem será no próximo sábado, 22, durante o Plantão da Defensoria no Carnaval 2020.

A nova identidade deu muito mais destaque à marca da Defensoria e também passou a apresentar uma variação dos tons da cor da Instituição, o mapa das microrregiões da Bahia e o novo slogan – A Defensoria no caminho da cidadania. “Falar em Unidade Móvel é falar em movimento e esta foi a nossa ideia ao dar uma nova cara para a UMA. As variações dos tons de verde e as curvas dão a ideia de dinamismo e movimento, que, aliados à ampliação da visibilidade da marca, destacam mais a presença da Unidade Móvel”, explicou o designer da Assessoria de Comunicação da DPE/BA, Josué Dias.

Para o coordenador da Unidade Móvel, o defensor público Marcus Vinícius Lopes de Almeida, a ideia de tornar a UMA mais visível foi alcançada: “realmente, a Unidade Móvel agora ganhou mais visibilidade, pode ser vista de longe e o novo slogan traduz, justamente, nosso objetivo – percorrer o caminho da cidadania e levar os serviços da Defensoria”.

Quem também concorda que a UMA está mais visível é o servidor Marcos Silva, responsável pelas áreas operacional e administrativa da Unidade Móvel e que foi um dos primeiros a verem a plotagem finalizada. “A cor branca, que predominava antes, deu lugar ao verde, que é a cor da Defensoria e ganhou mais realce. A UMA agora ficou muito mais visível e por si só já diz: a Defensoria chegou”, percebeu o servidor.

Nova fase também

De acordo com o coordenador Marcus Vinícius, a nova identidade visual representa, também, a nova fase da Unidade Móvel, que nos três anos de atividades já percorreu mais de 48 mil quilômetros por toda a Bahia. “Este ano de 2020 é especial para a UMA, vamos chegar à marca de 50 mil quilômetros rodados, a primeira viagem do ano será a de número 100 em nossa história e também vamos alcançar mais Territórios de Identidade para garantir que a Defensoria chegue às cidades que, por enquanto, ainda não contam com uma sede fixa”, explicou o coordenador.

Por falar em números, o servidor Marcos Silva registra e tabula todos os dados sobre a atuação da Unidade Móvel. “Desde que foi inaugurada, em novembro de 2016, UMA já atendeu a 35.441 pessoas, realizou 30 itinerâncias em Salvador e 99 no interior, cerca de 200 defensores públicos estiveram em atuação, 2.778 coletas de DNA foram realizadas e 3.461 ações/termos foram expedidos para a resolução dos mais diversos tipos de casos”, contabilizou o servidor, enquanto mostrava os gráficos com a evolução dos dados.

Retorno após revisão interna

Assim como ganhou nova identidade visual, a UMA, que faz parte da frota de veículos da Defensoria, está passando por uma revisão também das dependências internas. De acordo com o coordenador de Transportes, Jair Pereira, o retorno da Unidade Móvel para a estrada será somente após esta manutenção.

“São exatos três anos e dois meses de utilização da Unidade Móvel e, como todo veículo, traz os desgastes naturais de tempo, condições da estrada e uso que fazem com que seja necessário verificar as condições e, se necessário, substituir portas, mobiliário, piso, aparelhos de climatização e muito mais. Estamos dando um upgrade na UMA”, revelou o coordenador de Transportes, que também aprovou a nova plotagem da Unidade Móvel.

“É, de verdade, uma nova cara, e que destaca a marca e a cor da Defensoria e passou a ter informações sobre as redes sociais da Instituição, que permitem que as pessoas possam conhecer e acompanhar todo o nosso trabalho”, detalhou o coordenador.