COMUNICAÇÃO

SIMÕES FILHO – Comunidade quilombola se reúne com Defensoria baiana para apresentar demandas da população

13/12/2019 10:11 | Por Ascom

A próxima reunião acontece na próxima sexta, 13, na sede d Defensoria em Simões Filho.

Depois de três meses da reunião com órgãos públicos municipais de Simões Filho, região metropolitana de Salvador, a comunidade do Quilombo Rio dos Macacos volta a se reunir com a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA . Em pauta, deliberações do encontro no final de agosto. 

Na ocasião, os moradores relataram descaso dos órgãos municipais e comentaram sobre a situação de vulnerabilidade das famílias desta comunidade quilombola: questões relacionadas ao ensino, dificuldade de locomoção, precariedade na iluminação pública, violência doméstica e sexual, além de saúde pública.

Nova reunião está prevista para esta sexta-feira, 13, com a participação, além da Defensoria estadual, da Defensoria Pública da União, da Procuradoria Municipal, Seinfra, Sefaz, Assistência Social e representação do gabinete do prefeito. Para a terça-feira, 17, a previsão é de reunião com a Coelba.

De acordo com o defensor público Lucas Silva Melo, a reunião que aconteceu no último dia 6 foi agendada com o intuito de ouvir as demandas da comunidade quilombola Rio dos Macacos, verificar o cumprimento dos encaminhamentos deliberados na última reunião realizada em agosto deste ano e continuar o diálogo com as secretarias municipais para a melhoria da prestação dos serviços e a implementação de políticas públicas numa comunidade extremamente vulnerabilizada.

Havia sido acordado que a Prefeitura mudaria os veículos coletivos. De acordo com os quilombolas, isso foi feito por cerca de 15 dias, mas depois retornaram aos ônibus velhos, sucateados.  O chefe de gabinete da Secretaria de Infraestrutura, Everaldo José, informou que os problemas referentes ao transporte serão resolvidos junto com a questão das estradas.

“É urgente que os poderes constituídos tenham um olhar mais próximo para Rio dos Macacos. Os Serviços públicos essenciais precisam chegar com urgência à comunidade”, declarou o coordenador da 7ª Regional, Daniel Soeiro.

Os quilombolas comentaram sobre a falta de medicamentos e a distância no posto de Aratu. Disseram, ainda, que por causa disso, muitas pessoas já faleceram e relataram que alguns moradores estão sofrendo problemas psicológicos por conta da situação de extrema vulnerabilidade.

A representante da Secretaria de Saúde, Fardley Deyse, informou que existe o programa “Mais perto de você”, implantado em novembro desse ano, que tem como público alvo a comunidade. O programa consiste em uma equipe para visita domiciliar na comunidade uma vez por semana ou quinzenalmente.

A assistente social Paula Souza avaliou que a realização deste encontro foi inteiramente relevante porque viabilizou a inclusão de debates capazes de possibilitar ações que visam reduzir e enfrentar as desigualdades presentes na comunidade Rio dos Macacos. Na área de Assistência Social a reivindicação é de que as cestas básicas sejam ampliadas.

Na próxima reunião, nesta sexta-feira, 13, o Município deverá apresentar orçamentos para a realização de obras no Quilombo dos Macacos em 2020, a fim de tranquilizar a comunidade, deliberar e fazer encaminhamentos mais concretos.

Leia também:

SIMÕES FILHO – DPE/BA apresenta reivindicações do Quilombo dos Macacos à Prefeitura e intermedeia diálogo