COMUNICAÇÃO

SALVADOR – Defensoria promove mutirão e entrega mais de 50 resultados dos exames de DNA de uma só vez

11/12/2019 14:30 | Por Ingrid Carmo DRT/BA 2499

Iniciativa foi realizada pela Especializada de Família e, dos 52 exames abertos, 37 deram positivo e 15 negativos

“Estou igual à criança: ansioso pela espera do presente do Papai Noel”. Com o olhar fixo para o envelope que continha a resposta que poderia mudar sua vida e aumentar a sua responsabilidade, o motorista de aplicativo Adilson Paulo Santana, 37, não escondeu a emoção ao ganhar, da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA, um presente antecipado de final de ano. Nestas segunda e terça-feira, dias 9 e 10 de dezembro, a Instituição promoveu um mutirão de abertura dos exames de DNA e o motorista recebeu a notícia de que é o pai biológico da pequena K.A.A.S., de 4 anos.

De iniciativa da Especializada de Família da DPE/BA, o mutirão foi realizado na Casa de Acesso à Justiça I – CAJ I, em Salvador, e, dos 52 exames abertos, 37 deram positivo e 15 tiveram resultado negativo. “Com a proximidade das festas de final de ano, o objetivo do mutirão foi garantir que pais e filhos passem um Natal e um Ano Novo de maneira diferente, já com este vínculo afetivo e em família. Não podíamos deixar que eles virassem o ano com esta dúvida e com a espera pelo resultado”, explicou a coordenadora da Especializada de Família da Defensoria, Tatiane Franklin Ferraz Queiroz, que esteve à frente do mutirão e contou com o apoio dos servidores Rita Ferreira e Leandro Barreto.

“Eu vi a notícia na televisão de que a Defensoria estava com esta ação [a ação cidadã Sou Pai Responsável] e não podia perder esta chance. Liguei para a mãe dela na hora e as duas vieram de Coração de Maria, a mais de 110 quilômetros de distância, para fazermos este exame. Valeu a pena: deu positivo, ela agora tem um pai e continuarei sempre por perto”, garantiu o motorista.

Enquanto o motorista já convivia com a filha e tinha quase certeza que ela era “sangue do seu sangue”, o promotor R.L.N., de 24 anos, nunca tinha visto a pequena G.S., de 3 meses, e foi na Defensoria que ele teve a oportunidade de se aproximar e carregar a menina pela primeira vez. “É tudo novo para mim, mas olhando para ela dá para perceber que tem o mesmo jeito que eu tinha quando criança”, revelou o promotor, que instantes depois também recebeu a notícia de que é o pai biológico da menina. “Agora é acompanhar, ajudar e criar o afeto de pai para filha”, prometeu.

Ação Cidadã Sou Pai Responsável

Lançada em 2007 pela Defensoria, a Ação Cidadã Sou Pai Responsável incentiva o reconhecimento da paternidade e oferece, durante todo o ano, exames gratuitos de DNA para investigação e reconhecimento da paternidade nas sedes da Instituição na capital, no interior e também na Unidade Móvel de Atendimento, que leva este e outros serviços para as cidades que ainda não contam com uma sede fixa da Defensoria.