COMUNICAÇÃO

Prevenção ao Aedes Aegypit é reforçado no Projeto Sala de Espera da Defensoria

02/12/2019 17:56 | Por Leilane Teixeira - estagiária, sob supervisão de Arthur Franco

A palestra reforça a importância de se combater o mosquito, evitando, assim, doenças como Dengue, Zika e Chikungunya

Na espera de um atendimento e outro ofertado pela Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA, não faltam assuntos que agregam conhecimento para a população. Desta vez, o assunto que tomou conta do Projeto Sala de Espera da DPE/BA foi a prevenção ao Aedes Aegypti, o famoso mosquito da dengue que tanto causa prejuízo com a sua proliferação.

Em palestra realizada pelo Comitê Municipal das Arboviroses do Centro de Controle Zoonoses (CCZ), os assistidos que aguardavam atendimento na manhã de hoje, 02, na Casa de Acesso à Justiça – CAJ I, se informaram e sanaram dúvidas a respeito da definição, características e prevenção das três doenças ocasionadas pelo Aeds Aegypti: Dengue, Zika e Chikungunya. Além de assistirem um vídeo explicativo sobre o ciclo de vida e reprodução do inseto.

Para o assistido Vinicius Nascimento, falar sobre essas doenças nunca é demais. “Estamos aqui na espera e é muito interessante trazer à tona um assunto como esse que é tão recorrente entre a gente. Eu sempre procuro prevenir, mas não sabia por exemplo que muros cercados com vidros podem ser também um ponto de água parada, e, consequentemente local de proliferação do inseto. São coisas que a gente acha que sabe demais, mas nem sempre é assim”, informou.

De acordo com dados divulgados pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), de janeiro a outubro deste ano a Bahia registrou quase 65 mil casos de Dengue no estado, o que representa um aumento de mais de 67% em relação ao mesmo período do ano passado, quando apenas 8.406 casos foram notificados. Para a agente de combate as endemias do CCZ Adejailda Nascimento, a população deve realmente pôr em prática as ações de combate e prevenção.

“O problema da Dengue, assim como todas as outras doenças também causadas pelo Aedes Aegypti, é um problema que atinge todas classes sociais e pode estar em os bairros de Salvador. O mosquito não escolhe mais se é água suja ou limpa, sendo água parada ele põe ovos. Então a gente tem que combater mesmo, colocar a mão massa, conscientizar as pessoas a realmente prevenirem. Muita gente já sabe como fazer para evita-lo, mas nem todos fazem. É necessária essa atuação para que quadros como esses mudem”, expôs a agente.

A servidora do núcleo de saúde da DPE/BA Ana Maria Bispo revela que “o momento em que os assistidos estão esperando atendimento é um momento ócio e, por consequência, de maior atenção”. Ela revela ainda que “neste período de verão a gente tem muitas festas, carnaval, recebemos muitos turistas, tudo isso é um fator maior de risco e é necessário que eles tenham essa consciência das consequências que esse mosquito pode trazer”, finalizou a servidora, que também é representante do comitê de saúde das arboviroses da Secretaria Municipal de Saúde.

Projeto Sala de Espera

O projeto sala de espera visa transformar as unidades de atendimento da Defensoria Pública em espaços de educação jurídica e de disseminação de outros saberes, além de agregar outros serviços de suma importância na vida dos cidadãos e cidadãs. O mesmo tema será também será discutido amanhã, 03, na Casa de Acesso à Justiça – CAJ I, Rua Arquimedes Gonçalves, n° 313, Jardim Baiano.