COMUNICAÇÃO

“O Projeto Lugar de Fala nos mostrou que temos direito a oportunidades”, concluiu jovem em roda de conversa

21/10/2019 13:32 | Por Pollyana Moraes (estagiária) - Sob a supervisão de Arthur Franco

Iniciativa da Defensoria leva à Comunidade de Atendimento Socioeducativa debate sobre questões de raça, gênero e medidas socioeducativas.

“O projeto Lugar de Fala nos mostrou que temos direito a oportunidades, e a medida socioeducativa nos proporciona esses direitos”, concluiu jovem interna da Comunidade de Atendimento Socioeducativa Feminina – CASE, que participou da roda de conversa Lugar de Fala, na quinta-feira, 17, promovida pela Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA, em Salvador.

O debate abordou medidas socioeducativas e os processos desempenhados para colocá-las em vigor. Para a coordenadora técnica da unidade, Adriana Lobo, o projeto contribuiu para o trabalho já desenvolvido pela instituição. “Aqui podemos encontrar adolescentes que fazem parte de projetos de extensão da UFBA e dão aula na faculdade federal, enquanto antes das medidas socioeducativas, não tinham perspectiva de ingressar na academia”, comentou com orgulho.

O defensor público Bruno Moura de Castro, idealizador do projeto, comentou sobre a perspectiva de debate crítico para com adolescentes internas da CASE. “Fizemos com que essas adolescentes pensassem em pontos que talvez jamais tivessem passado pela cabeça delas”, comentou. Além disso, o defensor elogiou a participação das jovens no debate.

O encontro contou com a participação da professora de direito penal da Universidade Federal da Bahia – UFBA, Daniela Portugal.

Na quarta-feira, 16, o debate foi levado aos internos da CASE masculina, que para o defensor Bruno Castro também se destacaram na participação. “A receptividade dos adolescentes foi muito interessante. Ver o pensamento crítico dos meninos para com questões que são da própria realidade, de onde eles vieram e do momento que estão passando ao cumprir a medida socioeducativa, é gratificante”.

Estiveram também presentes no evento os defensores públicos Eduardo Tatai, Felipe Ferreira, Karen Harumi, Bruno Aguiar e Priscilla Renaldy.

Projeto Lugar de Fala

O projeto Lugar de Fala surgiu com o ideal de discutir questões de raça, gênero, medidas socioeducativas e criminologia com adolescentes internos da CASE. Dentro dessa perspectiva, criou-se um ciclo de debates promovido pela DPE/BA nas unidades de internamento da capital. Além de trazer convidados que agregam na formação dos adolescentes, o projeto busca a interação destes, fomentando o diálogo. 

Além da participação da Escola Superior da Defensoria Pública – Esdep, o projeto conta com a presença da UFBA, que auxilia, por meio do setor pedagógico, na idealização do projeto. A mestranda da universidade federal, Lara Amorim, acompanha e contribui com a escolha metodológica e como o projeto será proposto.