COMUNICAÇÃO

ILHÉUS – Cartilha sobre direito das religiões afro-brasileiras é distribuída na Lavagem da Catedral de São Sebastião

17/01/2020 12:16 | Por Tunísia Cores DRT/BA 5496

Defensoria participa pela 2ª vez e reafirma defesa institucional da liberdade religiosa

Todas as atenções da população de Ilhéus estiveram voltadas para a Lavagem das Escadarias da Catedral de São Sebastião, que ocorreu nesta quinta-feira, 16. O evento é marcado pelo sincretismo e a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA se fez presente pela segunda vez para promover a defesa da liberdade religiosa. Na ocasião, foram entregues cartilhas sobre Direito das Religiões Afro-brasileiras para os presentes.

Coordenador da 3ª Regional, Leonardo Couto Salles ressalta a importância de participar ativamente do momento. “A Defensoria Pública deve se fazer presente nas manifestações culturais e religiosas para mostrar que está pronta para enfrentar as violações de direitos, bem como para colocar à disposição da população mais carente o acesso à Justiça”, avaliou.

A defensora pública Juliana Klein ressalta a importância de aproveitar o momento para garantir os direitos da população. “Em tempos difíceis é necessário lutar não apenas para avançar, mas sobretudo para não haver retrocessos. Não podemos perder de vista um só instante que a DPE/BA está ao lado do povo, literalmente, para a promoção e defesa dos direitos humanos. A instituição deve estar onde o povo está”, pontua Juliana.

Lavagem das escadarias

A Lavagem das Escadarias é realizada em homenagem a São Sebastião, padroeiro dos estivadores, que tem em 20 de janeiro a sua data comemorativa. Desde a primeira metade do século XX o cortejo acontece em Ilhéus e reúne fiéis católicos e de religiões de matrizes africanas, além de turistas que chegam para conhecer o festejo.

Defensores públicos, servidores e estagiários representaram a Defensoria Pública na Lavagem. A concentração do público ocorreu na sede do Sindicato dos Estivadores e seguiu pelas ruas do centro da cidade até a Catedral de São Sebastião. O cortejo seguiu com microtrio, baianas munidas de água de cheiro, com percussionistas dos blocos afro até a Catedral para lavar as escadarias.