COMUNICAÇÃO

“Diálogos Intercambiantes” discute sofrimento social e movimentos de resistência

05/11/2019 16:37 | Por Rafael Flores - DRT/BA 5159

Na próxima segunda-feira, 11, a Escola Superior da Defensoria Pública – Esdep recebe mais uma edição do Diálogos Intercambiantes. Promovido pela Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA, o projeto traz a discussão de temáticas acerca da saúde mental, dos direitos humanos e da bioética em parceria com o Coletivo Intercambiantes.

A doutora em Saúde Coletiva Patrícia Flach comanda esta edição, apresentando sua tese de doutorado intitulada “Experiências de sofrimento social e movimentos de resistência entre trabalhadores e gente de rua (usuários de álcool e outras drogas), na Praça das Duas Mãos”.

O evento tem como público alvo os profissionais que atuam na área da saúde mental e com a população em situação de rua. Patrícia explica que, ao dialogar com pessoas que acolhem o sofrimento humano, o seu trabalho irá mostrar “o quanto cada trabalhador e cada pessoa em situação de rua precisa se reinventar para sobreviver e construir saídas emancipatórias diante deste tenso sofrimento a que se coloca no cotidiano da vida, no caso da gente de rua”.

Em resumo, o estudo teve como objetivo analisar as relações entre trabalhadores e gente de rua, tema de relevância social porém pouco estudada. “É uma tese que trata dos desafios da equipe dos profissionais em trabalharem com essa população em vulnerabilidade social, do sofrimento e das possibilidades de resistência”, explica a psicóloga da DPE/BA Tamires Sapucaia.

A atividade contará também com os comentários da defensora pública Fabiana Miranda e do professor Antônio Nery Filho. O público-alvo são profissionais que atuam na área de saúde mental e quem não puder comparecer pessoalmente ao local, poderá assistir ao vivo pelo link live.defensoria.ba.def.br.

Serviço:

O Quê: Diálogos Intercambiantes

Quando: 11 de novembro

Onde: Rua Pedro Lessa, 123, Canela – Escola Superior da Defensoria Pública – Esdep

Horário: 9h