COMUNICAÇÃO

Defensorias do Estado e da União discutem projetos e parcerias para fortalecimento da atuação institucional

29/11/2019 16:55 | Por Arthur Franco

O encontro aconteceu na sede da Defensoria Pública do Estado da Bahia, em Salvador, nesta sexta.

Atuação conjunta e estratégica foram tratadas durante uma reunião na tarde desta sexta-feira, 29, pela Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA e a Defensoria Pública da União – DPU, na sede da instituição estadual, em Salvador.

O defensor público geral do Estado, Rafson Saraiva Ximenes, recebeu o defensor público-geral da Federal, Gabriel Faria Oliveira, que veio de Brasília para o encontro, e pontuou as ações conjuntas já adotadas entre as duas instituições, como a atuação de defensores da União em unidades da Defensoria Estadual nas cidades de Santo Antônio de Jesus e Valença, o atendimento no projeto Abraço a Microcefalia na capital baiana e, ainda, o trabalho desenvolvido em visita as vítimas do rompimento da barragem do Quati, na cidade de Pedro Alexandre.

“Ao longo da história houve um distanciamento das duas Instituições, mas nos últimos anos isso vem mudando. Nesta gestão, por exemplo, estreitamos ainda mais as relações e parcerias com o propósito de fortalecer a atuação institucional das Defensorias”, contextualizou o defensor público geral do Estado, Rafson Ximenes.

Para o defensor público geral federal, Gabriel Faria Oliveira, este é um momento em que as Defensorias precisam unificar esforços e desenvolver novas parcerias e projetos. Oliveira enfatizou, ainda, que essa aproximação entre as instituições resulta em muitos benefícios, entre eles um atendimento mais amplo à população

Também participaram da reunião o subdefensor público geral do estado da Bahia, Pedro Casali; o defensor público-chefe da DPU/Salvador, Bruno Lage; o defensor assessor especial, Atila Dias; e a chefe de gabinete, Séfora Azevedo.