COMUNICAÇÃO

Defensoria promove mutirão de mediação e conciliação de conflitos familiares em Salvador

14/11/2019 17:52 | Por Lucas Cunha - DRT/BA 2944

Ação ocorrerá na Central da DPE/BA no bairro de Roma entre os dias 18 a 22 deste mês e conta com parceria do Tribunal de Justiça

Devido à grande procura para solução de conflitos familiares, a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA irá realizar, em parceria com o Tribunal de Justiça baiano, o mutirão de mediação e conciliação, entre os dias 18 (segunda) e 22 (sexta) de novembro, no Centro da Defensoria destinado ao tema, no bairro de Roma, em Salvador.

“O mutirão visa aliviar um pouco dessa demanda que temos, além de também dar visibilidade ao núcleo, que foi implantando neste local recentemente”, afirma o defensor público Alexandre Souza, coordenador da atividade ao lado da defensora Suellen Moura.

Durante estes cinco dias, o mutirão contará com quatro salas de mediação, abertas todos os dias nos dois turnos, das 8 às 17h, montando uma plataforma de recepção e atendimento diferencial aos assistidos, já que o núcleo manterá todas as outras atividades em curso normalmente.

Quem tiver interesse em participar, pode fazer seu agendamento prévio pela internet por meio do site https://agenda.defensoria.ba.def.br ou pelo número 129 (apenas de ligação fixo). O agendamento pode ser feito mesmo durante a semana de atendimento. O mutirão atenderá conflitos que tratem sobre quaisquer questões familiares que sejam passíveis de acordo.

Na ação, a Defensoria estará com 18 pessoas, entre defensores e servidores, e terá a assistência de mais 10 pessoas de apoio e facilitação cedidas pelo Tribunal de Justiça. De acordo com o defensor Alexandre Souza, o TJ/BA cede o espaço da Central de Mediação e Conciliação, o material humano de apoio às atividades, como segurança, recepção e limpeza, além da coordenação da vara, que trabalha exclusivamente para os acordos do núcleo.

Diferença entre mediação e conciliação

Segundo o defensor Alexandre Souza, na conciliação a participação da figura do conciliador é mais incisiva e direta no sentido de encontrar uma solução para o conflito. Já na mediação, o mediador representa um apaziguador dos interesses, mas não interfere no resultado da solução, sendo que as partes é que irão tentar decidir da melhor forma e até mesmo resolver em definitivo aquele conflito. Por ser mais complexa, a audiência de mediação exige mais tempo e conhecimento do mediador.

Serviço:

O que: Mutirão de Mediação e Conciliação da DPE/BA, em parceria com o TJBA.

Onde: Avenida Dendezeiros do Bonfim, 187, bairro Roma, Salvador.

Quando: De 18 (segunda) a 22 (sexta) de novembro, das 8 às 17h.