COMUNICAÇÃO

Defensoria da Bahia conquista segundo lugar em concurso nacional com a prática “Estágio Especial”

15/11/2019 16:46 | Por Ingrid Carmo DRT/BA 2499

Premiação aconteceu durante o XIV CONADEP, que reuniu defensoras e defensores públicos de todo o Brasil

O trabalho desenvolvido pela Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA ficou marcado no XIV Congresso Nacional das Defensoras e Defensores Públicos – CONADEP: a prática “Estágio Especial” conquistou o segundo lugar no concurso de práticas exitosas. A premiação aconteceu na noite desta quinta-feira, 14, no Teatro Riachuelo, no Rio de Janeiro.

De autoria das defensoras públicas Firmiane Venâncio, Donila Ribeiro Gonzalez de Sá Fonseca e Gisele Aguiar e do defensor público Gil Braga, o projeto “Estágio Especial” relata a inserção de quatro adolescentes e jovens com Transtorno do Espectro Autista – TEA no programa de estágio da DPE/BA. Iniciada em setembro de 2018, a iniciativa é realizada em parceria com o Projeto FAMA – Fantástico Mundo Autista.

Este projeto também é finalista do Prêmio Innovare, a maior premiação nacional da área juridica.

O primeiro lugar no Conadep ficou com a prática “Da Lama à Luta: a busca da visibilidade da mulher vítima da mineração”, de autoria dos defensores públicos do Espírito Santo, Mariana Andrade Sobral e Rafael Mello Portella Campos. Já o projeto “Reciclando dignidades”, da defensora pública do Mato Grosso, Carolina Renée Pizzini Weitkiewic, levou a terceira colocação.

Entre as 24 práticas exitosas selecionadas para esta edição do concurso, a Defensoria da Bahia também apresentou “A criação do Centro de Análise de Execução Penal e Observatório Carcerário Estadual da Defensoria Pública do Estado da Bahia – CAEPO”, de autoria do subdefensor público geral, Pedro Paulo Casali Bahia, e da coordenadora da Especializada Criminal e de Execução Penal da DPE/BA, Fabíola Pacheco.