COMUNICAÇÃO

ALAGOINHAS – Projeto para redução da violência doméstica tem resultados positivos

18/02/2020 10:37 | Por Lucas Fernandes DRT/BA 4922

Homens que participam do Grupo Reflexivo tiveram melhora no comportamento, conforme avaliação da Defensoria em Alagoinhas

O encontro do Grupo Reflexivo para Homens, em Alagoinhas, na quinta-feira, 13, mostrou resultados positivos na mudança de comportamento dos integrantes em relação às mulheres. Com a participação de 12 homens que respondem processos na Vara de Violência Doméstica local, o grupo dialogou sobre masculinidade tóxica na sede da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA em Alagoinhas.

“Além da plena adesão, os participantes não registraram mais qualquer reincidência e narram  a mudança de olhar em relação às mulheres. Isso gerará uma transformação social incrível”, declarou a coordenadora da 13ª Regional da DPE/BA (sede Alagoinhas), Camile Morais. Para ela, esse tem sido o projeto com mais impacto social imediato desenvolvido pela Regional. 

No encontro, os integrantes foram ouvidos e foi observado como eles estão se adequando ao modo respeitoso de encarar a relação de gênero proposto pela iniciativa. O Grupo Reflexivo teve início em outubro de 2019, com a missão de conscientizar os homens sobre o próprio comportamento. 

“Quatro meses depois da nossa primeira experiência com o grupo reflexivo, agora foi a hora de colher os frutos. Nenhuma reincidência, muita reflexão e homens orgulhosos de terem se tornado menos tóxicos”, comentou a defensora pública Juliane Andrade, que conduziu o encontro desta quinta.

Segundo Juliane, o projeto foi bastante elogiado pelos integrantes, que pediram que o grupo fosse permanente, pois cria laços, além de discutir temas que nunca foram discutidos por eles antes. “Isso é simbólico e fundamental para o combate ao machismo e à masculinidade tóxica”, acrescenta a defensora pública.

Além da defensora Juliane Andrade, a roda de conversa contou com a orientação do assistente social Antônio Dantas e do psicólogo Natan Reis, do Núcleo de Apoio Psicossocial – NAP da Defensoria da Bahia.