COMUNICAÇÃO

ALAGOINHAS: Defensoria capacita futuros conciliadores e mediadores do CEJUSC

12/02/2020 9:56 | Por Leilane Teixeira - estagiária, sob supervisão de Arthur Franco

Treinamento foi idealizado pelo Tribunal de Justiça da Bahia

A Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA foi responsável por realizar a capacitação prática dos estudantes de Direito de Alagoinhas que vão trabalhar, voluntariamente, como conciliadores e mediadores no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC). O treinamento foi idealizado pelo Tribunal de Justiça do Estado da Bahia – TJBA no município, sob um viés restaurativo de solução de problemas.

O treinamento prático, feito pela defensora pública Kamile Costa, proporcionou que os 85 alunos participantes pudessem aprender como fazer pregão de mediação e conciliação, além de ter um olhar humanizado sobre a justiça restaurativa.

“O foco da DPE/BA no treinamento foi levar para eles como funciona a mediação e conciliação na prática, para que esses estudantes se sintam preparados e seguros de como atuar nas situações em que as partes são mais conflituosas”, explicou a defensora.

Kamila Costa reiterou ainda a importância do treinamento. “É inegável a necessidade de avançar na construção de um novo modelo de justiça para o ordenamento jurídico pátrio, pois os velhos ranços burocráticos e formais não atendem, isoladamente e de maneira absoluta, as reais expectativas de quem precisa resolver um conflito. Os conflitos entre indivíduos são provocados, em geral, por causas mais profundas do que um mero desentendimento pontual, e os autos de um processo judicial dificilmente refletem essa realidade complexa”, finalizou.

CEJUSC

Os Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSCs) são responsáveis pela implantação e implementação da Política Judiciária Nacional de Tratamento Adequado dos Conflitos de Interesse conforme a Resolução nº125/10 do CNJ.

Informações sobre como ser e o que faz um mediador e/ou conciliador podem ser acessadas AQUI