ESDEP - A Escola Superior da Defensoria Pública

O Grupo de Estudos e Pesquisa População em Situação de Rua, Cidadania e Direitos Humanos da Defensoria Pública do Estado da Bahia – GE POP RUA existe desde 2015, no entanto, somente em 2018 ele se transforma em Grupo de Pesquisa, com fundamento na Resolução FAJ nº 003/2017 e em parceria com a Escola Superior da Defensoria Pública – ESDEP. Tem como líderes a defensora pública Fabiana Almeida Miranda e a assistente social, professora e Mestre em Políticas Sociais e Cidadania, Sandra Moreira Costa de Carvalho, além de cinco pesquisadoras.

As linhas de pesquisa são: Situação de Rua, Cidadania e Direitos Humanos. O grupo se constituiu a partir da necessidade de produzir e disseminar conhecimento sobre as situações de violação de direitos da população em situação de rua, buscando subsidiar a atuação da Defensoria Pública na efetivação e garantia dos Direitos Humanos desse público.

Realiza  encontros temáticos abertos ao público, com o objetivo de: proporcionar para cada membro um aprendizado atualizado sobre o fenômeno população em situação de rua, com vistas ao desenvolvimento de habilidades teóricas, técnicas e políticas específicas na abordagem a este tema.

Metodologia de estudo:

1. Encontros de planejamento com os projetos
2. Programação do GE a partir do cronograma dos projetos
3.  Convite a outros profissionais, técnicos, responsáveis por serviços da rede e professores que trabalhem e sejam especialistas na temática apresentada para esclarecimentos e trocas com o grupo (por critério e sugestão do grupo)
4. Gravações das sessões de estudo para registro e análise posterior.
5. Devido ao período pandêmico, os encontros no ano de 2020 foram virtuais, por meio da plataforma Google Meet.

Notícias relacionadas:

22/01/2021 – GE Pop Rua da Defensoria apresenta fluxograma para orientar enfermeiras sobre atendimento a gestantes em situação de rua

26/10/2020 – GE Pop Rua sobre branquitude e trabalho com populações vulneráveis destaca a racialização como questão fundamental nos atendimentos de saúde

09/10/2020 – Racismo é base de diversas opressões na sociedade, aponta debate do Grupo de Estudo Pop Rua da Defensoria